Dicas para evitar transtornos na imigração dos EUA
Levar alguns documentos extras podem ajudar no momento da entrevista com o oficial de imigração
Nas últimas semanas, duas jovens brasileiras foram impedidas de entrar nos Estados Unidos pela imigração e detidas em um abrigo para imigrantes ilegais. Os casos despertaram receio em brasileiros que estão com viagem programada para o país.
Para evitar problemas, especialistas dão dicas de comportamento diante dos agentes americanos, além de documentos extras que comprovem vínculos com o Brasil e ajudem o turista a atestar que se trata de uma viagem de lazer. Confira a seguir as recomendações de advogadas da área da imigração.
O primeiro passo é definir o tipo de visto necessário para a entrada nos Estados Unidos. Brasileiros que vão ao país a trabalho não podem utilizar o visto de turismo e podem ser barrados na imigração se tentarem entrar em território americano somente com essa documentação. Nesse caso, o consulado americano deve emitir um visto específico para negócios. Estudantes também devem solicitar um visto específico de estudo – e não o de turista – para fazer faculdade ou qualquer outro curso nos EUA.