Dilma: Brasil está de braços abertos para acolher refugiados
Presidente segue apoiando vinda de sírios em meio à crise migratória
BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff aproveitou o discurso em comemoração pelo Dia da Independência para citar o drama dos refugiados. Pela internet, ela disse que o mundo enfrenta uma tragédia humanitária e ressaltou que o governo brasileiro está com os “braços abertos” para acolher os refugiados, que morrem nas praias europeias, tentando fugir na guerra em seus países. Dilma afirmou que a imagem do menino Aylan Kurdi comoveu e deixou um grande desafio para o mundo.
— Nós, o Brasil, somos uma nação que foi formada por povos das mais diversas origens que aqui vivemos em paz, mesmo em momentos de dificuldades, de crise, como os que estamos passando, teremos os nossos braços abertos para acolher os refugiados — disse a presidente, acrescentando: — Aproveito o dia de hoje para reiterar a disposição do governo de receber aqueles, que expulsos de suas pátrias, para que queiram vir, viver, trabalhar e contribuir para a prosperidade e a paz do Brasil.
No discurso, a presidente destacou a crise por qual passa o Brasil, reconheceu que o problema se deve aos gastos do governo no passado e externou a necessidade de rever os programas sociais.
— As dificuldades, insisto, são nossas e são superáveis. O que eu quero dizer com toda franqueza é que estamos enfrentando os desafios, estas dificuldades e que vamos fazer essa travessia — destacou a presidente.
O Brasil acolhe hoje cerca de 2.100 refugiados sírios, e declarou que pretende estender uma medida que facilita a concessão de asilo a outros cidadãos do país por razões humanitárias.
Por: O Globo