Do Carnaval de Salvador ao patrocínio da folia carioca; veja como foi a sessão de hoje na Câmara
Após recesso durante o Carnaval, os trabalhos voltaram na Câmara Municipal de Salvador na tarde desta segunda-feira (15). Entre os assuntos discutidos, estavam o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), opiniões divergentes do modelo do Carnaval de Salvador 2016 e especulações sobre um possível patrocínio do Governo do Estado ao carnaval do Rio de Janeiro. Veja alguns dos destaques.
Carballal critica Governo do Estado por pipoca de Ivete Sangalo e Bell Marques
O vereador Henrique Carballal (PV), fez duras críticas ao Governo do Estado por ter patrocinado um trio sem cordas de Bell Marques e Ivete Sangalo. Segundo ele, foram gastos mais de 600 mil reais com os artistas. Ele também destacou o fato de Ivete ter feito um show beneficente no mês de dezembro e logo após ter recebido a alta quantia como cachê para cantar no carnaval. “Os Filhos de Gandhi com dificuldades de sair no carnaval e o governo mexeu os pauzinhos para pagar Bell, para pagar Ivete. Carballal enfatizou que o carnaval nos bairros e os blocos afro tem que ser mais valorizados.
Aladilce fala sobre expectativas para o ano de 2016
Eleita como líder da bancada de oposição, a vereadora Aladilce falou sobre o que espera para o ano na câmara. “ Eu espero continuar o trabalho que foi feito pelo vereador Suica, nós estamos compondo a bancada com quatro partidos e esperamos atuar de forma unitária, principalmente em relação ao PDDU, que é o principal projeto que tramita na casa. Um projeto importantíssimo para a cidade”. Questionada sobre o modelo do carnaval 2016, ela enfatizou que precisa ser feito um seminário com todas as entidades carnavalescas e o Governo do Estado e disse que o modelo da folia precisa ser revisto. “ Nós podemos usar o patrocínio, divulgar a marca, mas não impor. Isso é contra a democracia”.
Gilmar Santiago desmente patrocínio do Carnaval do Rio
Em entrevista o vereador Gilmar Santiago (PT) também fez críticas ao modelo de patrocínio, porém, elogiou a iniciativa dos trios sem cordas na folia. “ O que nós queremos, é que volte aquele carnaval do folião pipoca, como o governo fez esse ano quando colocou atrações como Bell e Ivete, para que o folião tenha oportunidades de fortalecer um carnaval mais espontâneo, com menos privatização”.
Sobre a polêmica que circula na imprensa, de que o Governo do Estado patrocinou o Carnaval do Rio de Janeiro, ele foi taxativo: “ O governador desmentiu a informação hoje na inauguração das encostas em Pau da Lima, eu acredito nele. Os que estão dizendo que patrocinou, que prove o que estão dizendo”.
Felipe Freaza/ Click Notícias