Eleitores enfrentam uma longa fila no TRE para regularização de pendências
Prazo vai até esta quarta-feira (4); quem não resolver a situação estará sujeito a multa e não poderá votar nas eleições deste ano.
Quem precisa fazer a primeira via do título, realizar transferência de domicílio eleitoral ou regularizar o documento tem até esta quarta-feira (4) para resolver as pendências com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na manhã desta terça-feira (3), eleitores enfrentaram uma longa fila no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sede do TRE, em busca do atendimento.
O eleitor pode consultar sua situação eleitoral no site do órgão para saber se está regularizado. Quem estiver com o título regular não precisa comparecer aos cartórios eleitorais. Estarão sujeitas ao pagamento de multa as pessoas que não ajustarem a situação com a instituição.
O agendamento de atendimento está suspenso pelos SACs até esta quarta e será feito por ordem de chegada. O mesmo vale para o interior do estado. Os postos do TRE (SACs Barra, Cajazeiras, Comércio, Periperi, Casa de Justiça e Cidadania e Cartório Eleitoral) funcionam das 8h às 18h. De acordo com o órgão, não há possibilidade de o prazo ser prorrogado, e aqueles que não conseguirem resolver as pendências ficarão impossibilitados de votar nestas eleições.
O estudante Jorge Augusto Rodrigues, 17 anos, foi acompanhado da irmã Simone Tavares para fazer a emissão da primeira via do título. “Chegamos 6h da manhã e a fila já estava enorme. Assim que passa a conferência da documentação, o atendimento é rápido. A demora é a fila. O título do meu irmão já saiu com cadastro biométrico”, contou ela. Simone aproveitou o prazo para o cadastramento biométrico na Bahia e deixou para fazer num dia menos movimentado.
As estudantes Jade Oliveira, 18, e Evani Oliveira, 19, também foram fazer o título pela primeira vez e relataram que, além do problema da fila, ainda tiveram de enfrentar a chuva, pois as pessoas se aglomeraram fora do prédio. Jade chegou ao CAB por volta das 7h30 e só conseguiu atendimento cinco horas depois. “Deixei para fazer depois por preguiça mesmo, fui adiando até a última hora”, disse Evani.
Atendimentos
Somente na segunda-feira (2), 31.530 atendimentos foram realizados na Bahia. Em Salvador, 4.140 pessoas foram atendidas. Segundo dados do TER, de 1º de abril até 29 do mesmo mês, mais de 263 mil eleitores foram atendidos. O órgão não informou o número de pessoas que ainda têm pendências eleitorais.