Em apenas um ano, a cidade turística Salvador fecha 12 hotéis devido à crise
Devido à crise financeira e a falta de eventos, em apenas um ano12 hotéis foram fechados na capital baiana. O balanço foi divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) e tem preocupado o setor.
Um dos hotéis que precisou fechar as portas foi um que fica no Costa Azul, próximo ao Centro de Convenções da Bahia. Outro foi um tradicional na cidade, que fica no Rio Vermelho. É um cenário que tem preocupado a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, já que a taxa de ocupação tem diminuído a cada ano, desde 2012
Renata Prosérpio, diretora financeira ABIH-BA, afirmou que no mês de maio a taxa de ocupação do setor hoteleiro em Salvador foi de 40%, uma das taxas mais baixas da sua história. Segundo Renata, se continuar dessa forma vai haver aumento nas demissões e mais hotéis fechando às portas.
‘’Nós estamos sucateando a terceira maior rede hoteleira do Brasil e, acho, que é uma falta de percepção, uma falta de sensibilidade muito grande. Precisa ter uma ação imediata para reverter essa situação’’ disse.
Esses índices revelam a maior baixa na rede hoteleira dos últimos cinco anos. Em um grande hotel no bairro de Itapuã, por exemplo, dos 71 apartamentos, apenas 28 estão ocupados. Por causa da falta de movimento, 15 funcionários foram demitidos desde o início do ano
Se a situação continuar assim, sempre com quedas de hospedagem, o risco é de que outros hotéis fechem as portas. Renata conta que para manter seu hotel funcionando está colocando dinheiro do próprio bolso.