Em primeira noite fora da prisão, Lula e Dirceu se reencontram em Curitiba
SÃO PAULO — Na primeira noite após sair da prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reencontrou o ex-ministro José Dirceu em Curitiba. Os dois receberam alvará de soltura nesta sexta-feira, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a prisão de condenados em segunda instância.
LEIA MAIS: Namorada de Lula, Rosângela da Silva é socióloga e petista
Lula e Dirceu se encontraram e posaram juntos em uma festa organizada para o ex-presidente, no apartamento de um amigo no bairro do Patel, na capital paranaense. O encontro reuniu cerca de 30 pessoas, entre elas a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, o ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência ano passado, Fernando Haddad, e o ex-senador Lindbergh Farias, além de assessores e advogados.
A namorada de Lula, a socióloga Rosângela da Silva, a filha do ex-presidente, Lurian, e o neto de Lula, Tiago, também compareceram. Os outros filhos do ex-presidente não foram à festa.
Segundo convidados, Lula estava sorridente, conversando com todos. Também atendeu várias ligações durante o encontro, onde foram servidos vinho e risoto. A festa entrou pela madrugada.
Dirceu chegou por volta de meia-noite. Ele gravou um vídeo ao lado do vice-presidente do PT, o deputado estadual Emídio de Souza. Nas imagens, Emídio comemora a libertação de Lula e apresenta Dirceu como “grande companheiro, nosso comandante José Dirceu”.
— Alegria. Primeiro por reencontrar meu amigo e companheiro Emídio. E agradecer a todos vocês pelo apoio, solidariedade, presença amiga, mais do que camarada. E dizer que estou voltando para outra trincheira. Estava na trincheira da prisão. Agora estou aqui de novo na trincheira da luta — disse Dirceu.
LEIA TAMBÉM: ‘Não quero ficar falando mal de presidente, falando mal de ministro’, diz Lula
No vídeo, o ex-ministro ainda afirmou que a bandeira não é mais “do Lula livre”: “Agora é para nós voltarmos e retomarmos o governo do Brasil. E para isso nós precisamos deixar claro que nós somos petistas, de esquerda e socialistas. Nós somos tudo o contrário do que esse governo está fazendo. Uma boa noite para vocês, viu”.
Dirceu deixou o Complexo Médico Penal (CMP), na região metropolitana de Curitiba, horas depois de Lula. O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba — o mesmo que soltou o ex-presidente — concedeu alvará de soltura a Dirceu após consultar o Ministério Público Federal (MPF) sobre um pedido de prisão preventiva expedido em março de 2017 que não foi rejeitado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Já Lula deixou na tarde de sexta-feira a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, depois de passar 580 dias em cela improvisada para o cumprimento da pena imposta a ele pela Justiça Federal.