Data de Hoje
8 October 2024
Foto reprodução

Estação Pirajá vai funcionar de forma aberta a partir de sábado(1)

Apenas 19% da população de Salvador utiliza a integração entre os ônibus da capital atualmente. Para modificar esta realidade, a prefeitura determinou que, a partir do próximo sábado, 1º, a Estação Pirajá passará a funcionar de forma aberta. Com a mudança, os usuários não vão precisar pagar o valor de uma tarifa (R$ 3,60) para entrar no local. A Estação Pirajá, por onde passam 300 mil pessoas por dia, vai operar de forma semelhante à Estação da Lapa.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, a modificação tem como objetivo ampliar o uso do bilhete único – cartão que permite que o usuário que pega dois ônibus em até duas horas e pague somente o valor referente a uma tarifa.

Mota disse que há, em Salvador, “uma cultura” de evitar pegar dois ônibus. “A pessoa prefere esperar o ônibus específico do que pegar um segundo para chegar mais rápido ao destino. No Rio de Janeiro, 69% da população pegam dois. Em São Paulo, 72% faz a integração. Não estamos tirando nenhum beneficio”, afirmou.

Com a abertura da Estação Pirajá, o usuário que não tiver o bilhete único, pagará duas passagens, caso utilize dois transportes. Uma pessoa que sair de ônibus de Castelo Branco para a Estação Pirajá, por exemplo, e, de lá, quiser pegar outro para Brotas, pagará as duas tarifas, o que não acontece antes da mudança. (A Tarde)