Data de Hoje
25 November 2024
Foto: Foto: Evilânia Sena / Agecom

Estado registra recorde em casos de microcefalia em 2015

O número de casos de microcefalia praticamente dobrou, em 2015, na Bahia, comparado ao ano passado. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de janeiro até este mês, o estado registrou notificou 13 casos, enquanto em 2014 foram registrados apenas sete ao longo do ano.

A doença é caracterizada por má-formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Na maior parte dos casos são infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado.

De 2010 a novembro de 2015, 70 bebês foram diagnosticados com o caso. Em todo o estado, a cidade com maior incidência é Salvador, com 20 casos nos últimos seis anos. Os municípios de Cipó, no nordeste baiano, e Itabuna, no Sul, ficaram na segunda posição, com três registros cada. O Ministério da Saúde (MS) decretou situação de emergência em todo o Nordeste.

As causas relacionadas ao aumento de casos ainda estão sendo investigadas. Uma das hipóteses para alguns médicos, é que sejam causadas por infecções como, zika vírus, dengue e chikungunya. No entanto, para o MS, ainda não é possível ter certeza. Diante desses números, médicos aconselham que grávidas viajem para o Nordeste do país.

Por Metro1