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27 November 2024

Este será o Natal da pesquisa e do garimpo de preços

Comércio prevê queda nas vendas e nas contratações das festas de final de ano  

O Natal deste ano deverá ser pior que o do ano passado para o comércio baiano, de acordo com estimativas de entidades e especialistas do setor. O Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (Sindiloja), por exemplo, prevê que as vendas nesse período caiam 8%, diferente do ano anterior que obteve crescimento de 4%.

Segundo Paulo Mota, presidente do Sindiloja, a crise econômica e política  do  país mudou o comportamento do consumidor, que tem sido mais cauteloso na hora de comprar.

As estatísticas confirmam isso. O Sindiloja destacou que de janeiro a outubro deste ano, 50 mil postos de trabalhos foram fechados na Bahia, sendo 15 mil na capital. “Diante desse cenário, a preocupação atual dos lojistas é manter o quadro de funcionários, contratando  temporários   em casos de extrema necessidade”, justificou Mota.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),essa será a primeira queda desde o início da série histórica sobre vendas de comércio, em 2004. A retração será acompanhada de queda de 2,3% no número de vagas para contratação temporária, acrescenta a CNC.

Um dos segmentos mais afetados é o de móveis e eletrodomésticos, em razão da desvalorização cambial, da alta da inflação e, em especial, do encarecimento do crédito. A retração projetada este ano para as vendas do segmento atinge 16,3%, segundo informou  a CNC.

Diante disso, caprichar na decoração das vitrines tem sido a estratégia usada pelos lojistas para chamar à atenção do consumidor.

Shoppings apostam em promoções para atrair clientes  

A beleza do natal atrai até quem não costuma ir ao shopping, e é essa a estratégia usada pelos lojistas para driblar a crise. Os consumidores até estão indo aos shoppings, mas para pesquisar e garimpar.  “Estou olhando tudo com calma, mas já decidi que este ano, os presentes serão apenas lembranças”,disse a publicitária Luciana Santana.

A queda no faturamento dos lojistas está levando os shoppings de Salvador a repensarem a cobrança de estacionamento. O Shopping da Bahia, por exemplo em alinhamento com a Associação de Lojistas (ALSCIB), anunciou mudanças nas regras de estacionamento, que desde o dia 22 de junho passou a cobrar valores.

O Paralela deixou de cobrar no horário de almoço comercial, o Bela Vista anunciou desconto. O  Shopping Itaigara, nunca cobrou o serviço .Segundo a empresaria, Stela Albuquerque, dona de uma loja de moda feminina no local, a isenção  ajudou. “ Estamos na contramão da crise. Consegui contratar duas funcionários temporárias, apesar do retorno ainda ser bastante negativo”, explicou a empresaria.

Enquanto o pessoal pesquisa,  belas árvores, Papai  Noel e muita luz  iluminam  a mente  de quem  já começou a pensar nos presentes  de Natal.

Por Rivânia Nascimento/Click Notícias