Data de Hoje
27 September 2024

Estudantes denunciam UNISBA por não ofertar disciplinas restantes para conclusão do curso

A extinção de disciplinas dos cursos de Administração, Direitos, Psicologia e Educação Física do Centro Universitário UNISBA, em Salvador, revolta os estudantes que estão cursando o último período. Eles alegam que não foram informados com antecedência e se sentem prejudicados.

Os estudantes acusam a instituição de não ofertar a disciplina que o formando precisa para concluir o curso, obrigando o graduando a permanecer na faculdade para realizar uma nova matricula e consequentemente cursar outro semestre.

Em denúncia ao PNotícias, eles informaram que são estudantes inscritos no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e que se permanecerem na insituição no próximo semestre, terão que pagar a disciplina, além da matricula. Segundo os formandos, cada matéria custa em torno de R$ 1.800 a R$ 2.000 reais a depender do curso.

De acordo com uma das alunas prejudicadas, existem alunos que já tiveram o mesmo problema e quando procuram a faculdade, a instituição diz que não vai disponibilizar a matéria.

“Estou no último semestre e cursando todas as disciplinas do semestre e só falta apenas uma que eles querem que eu curse no próximo semestre. Existem alunos que já tiveram o mesmo problema no semestre passado, no retrasado, ou seja, é uma prática reiterada da faculdade”, afirmou a formanda do curso de Administração.

A denunciante entrou em contato com Ministério da Educação (MEC) e foi informada que o órgão não tem autonomia sobre a faculdade e nem teria como resolver. Em seguida, ela contactou o Ministério Público (MP-BA) duas vezes para realizar a denúncia. Na primeira, foi informada que a ação foi indeferida.

“Pela segunda vez entrei em contato e fiz a denúncia. Agora estão analisando. Uma colega do curso de Direito também entrou com a denúnci, eles não aceitaram e arquivou. Eu acho um absurdo, o Ministério Público tem intimidade para atuar nesses caso. Eles não querem porque não é conveniente por algum motivo”, desabafou a estudante.

Preocupada com a situação, umas das alunas informou ao PNotícias que entrou com um mandado de segurança, mas a juíza pediu que o coordenador do curso e o professor da disciplina emitessem uma nota dizendo que se responsabilizam para que a aluna faças as atividades.

“Você acha que um professor de faculdade particular vai ser contra a instituição?”, questionou a estudante de psicologia.

Procurada, a UNISBA, informou em nota ao PNotícias, que todas as disciplinas da matriz curricular dos respectivos cursos são ofertadas. O Centro Universitário alega que não existem problemas referentes à oferta de disciplinas para formandos, o que existem são alunos que buscam antecipar a conclusão do curso, exigindo a oferta de disciplinas de semestres posteriores.

Confira abaixo a nota completa: 

“O Centro Universitário UNISBA informa que não há qualquer extinção de
disciplinas nos cursos de graduação em Administração, Direito, Psicologia e
Educação Física. Todas as disciplinas dimensionadas no semestre letivo da
matriz curricular destes cursos são ofertadas.

A Instituição também desconhece qualquer procedimento para “obrigar o aluno
formando a realizar nova matrícula e cursar outro semestre”. Para a
integralização curricular existe um tempo previsto na legislação que
favorece ao aluno realizar matrícula em número menor de disciplinas, muitas
vezes por questões financeiras, o que acarreta uma quantidade de
disciplinas excedentes, prevista para o último semestre da matriz
curricular, sendo necessário, assim, estender o curso por mais um semestre.

Não existe um procedimento específico do MEC para a matrícula de formandos,
mas é de ciência que a Instituição de Ensino tem a obrigação de ofertar as
disciplinas pendentes. E no UNISBA é garantida aos alunos formandos a
oferta de todas as disciplinas pendentes, desde que não ultrapassem o total
de disciplinas previsto no último semestre da matriz curricular.

Assim, o UNISBA deixa claro que não existem problemas referentes à oferta
de disciplinas para alunos formandos. Existem alunos que buscam antecipar a
conclusão do curso e, por isso, exigem a oferta de disciplinas de semestres
posteriores. O que não é possível de ser atendido, pois são alunos com um
número de disciplinas maior que o previsto para o último semestre.”