Evite 5 deslizes para não ‘estragar’ o seu currículo
Alguns deslizes podem fazer com que você seja eliminado ainda nessa etapa
Em uma seleção de empregos, o detalhe pode mudar tudo. No que se refere ao currículo, alguns deslizes podem fazer com que você seja eliminado ainda nessa etapa. Segundo Ricardo Karpat, diretor da consultoria Gábor RH, em entrevista à Exame, não é raro encontrar CVs aparentemente perfeitos que pecam em algum ponto pequeno, que pode ser crucial.
Você não precisa cometer um erro primário para afastar recrutadores do seu currículo: muitas vezes, o problema está nos detalhes.
Veja a seguir 5 deslizes que podem deixar você para trás em uma seleção:
1) Não reler o que você escreveu
Dois erros de digitação no currículo são o bastante para desclassificar um candidato nos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa recente da Robert Half.Aqui no Brasil, esse pode ser um forte indicativo de eliminação: perceber que o candidato não se deu ao trabalho de revisar o próprio CV é crucial. Quando há erros de português ou mesmo de inglês, por menores que sejam, o efeito também pode ser devastador.
2) Exagerar na forma
O seu currículo pode até ter um conteúdo impecável, mas se ele for extravagante, cuidado. Excesso de cores, imagens desnecessárias e fontes inadequadas são alguns dos problemas visuais lembrados;
3) Omitir informações essenciais
Pequenos esquecimentos também podem comprometer CVs exemplares. A ausência da seção “objetivo profissional” é uma das omissões mais comuns.“Muita gente não se lembra de mencionar o cargo e a área de atuação pretendidos”, afirma Cristina Fortes, consultora de carreira da LHH”, em entrevista à Exame, “A impressão que fica é a de que o candidato espera que o recrutador decida onde ele se encaixaria melhor”.
4) Praticar o autoelogio
Acontece nos melhores currículos, diz Karpat. “Às vezes o candidato parece muito promissor, até começar a usar adjetivos positivos sobre si mesmo ou descrições exageradas de seus resultados”, afirma em entrevista à Exame. é melhor apresentar dados concretos sobre o seu desempenho, ou parecerá amador e pretensioso.
5) Queimar etapas
Os recrutadores se irritam com currículos que revelam impaciência para conquistar a vaga. Exemplo: citar pretensão salarial, referências e cartas de recomendação no documento.
Por: iBahia