Fatos curiosos sobre a língua dos gatos
Você já se perguntou por que a língua do seu gatinho é tão áspera? Essa sensação de lixa quando ele te lambe é o que faz a língua uma escova perfeita para os pêlos e uma ferramenta excelente para ingerir a caça.
Anatomia da língua do gato
A língua dos gatos é coberta de pequenas saliências pontudas chamadas papilas. Essas papilas são de queratina, a mesma substância de nossas unhas e cabelos. São elas que fazem a língua ter a sensação de lixa, e servem para remover sujeira, detritos e pêlos soltos quando o gato se lambe. Também servem para soltar a carne dos ossos de uma presa.
Gatos se lambem para sobreviver
Mesmo que nossos gatos domésticos não precisem ficar lambendo ossos de presas, você pode notar que eles ficam “escovando os dentes” após cada refeição. Essa é uma estratégia de sobrevivência, removendo totalmente o cheiro daquilo que comeu evita que outras presas ou predadores percebam a presença do gato.
Gatos se lambem por stress
Alguns gatos se lambem quando ficam nervosos ou ansiosos e podem até arrancar o pêlo de uma parte do corpo. Esse excesso de lambidas é chamado alopecia (ou dermatite) psicogênica. Às vezes, o comportamento passa despercebido para quem convive com o gato, e só se nota a falha nos pêlos. Num caso de dermatite psicogênica, é importantíssimo que o gato seja examinado por um veterinário de confiança para descartar problemas físicos e para orientações sobre como diminuir o stress.
Gatos não sentem gosto doce
Gatos têm menos papilas gustativas que os humanos, e não conseguem sentir um gosto doce. Se você conhece algum gato que come doces, é porque ele provavelmente foi incentivado por uma alimentação inapropriada cheia de carboidratos.
Como os gatos bebem água
A língua também é essencial para os gatos beberem água. A parte superior da língua dos gatos é a única que encosta na água. Os gatos, ao contrário dos cachorros, não dobram a língua para trás em formato de concha. Na verdade, eles são bem mais sutis e elegantes: a pontinha da língua mal toca a superfície do líquido e o gato já puxa-a de volta. Fazendo assim, uma coluna de líquido se forma entre a língua em movimento e o líquido. O gato, então, fecha a boca rapidamente nessa coluna, o que deixa seu queixo molhado.
Fonte: Gatinho Branco
https://www.instagram.com/p/CMzhvx7hcW-/?igshid=j1qr1yo6o7z1