Data de Hoje
28 November 2024
Femadum 2016 - foro Divulgação Magali Moraes

Femadum 2016 acontece nos dias 09 e 10 de janeiro

Próximos dias 9 e 10 de janeiro. O Festival de Música e Artes Olodum – Femadum – acontece no Largo do Pelourinho com o tema Brasil, Mostra Tua Cara! Sou Olodum, Quem Tu És?. O Femadum é o principal evento cultural do bloco afro Olodum realizado antes do Carnaval. O festival, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), divulga a diversidade da cultura afro baiana e brasileira, além de dar oportunidade e visibilidade a talentos populares que buscam na cultura afro uma fonte de inspiração.

O evento possibilita a compositores, músicos e ao público em geral um reencontro com fatos da história do Brasil e de países africanos, por meio de composições populares, ou seja, um olhar do povo sobre a história e sua reprodução através da cultura. Através de um concurso artístico-cultural aberto a compositores, realizadas em setembro de 2015, foram escolhidas duas composições musicais que representam o pensamento musical e artístico do Olodum e que contribuam para a materialização do enredo do Bloco Afro Olodum para o Carnaval de 2016: “Brasil, mostra tua cara!” – “Sou Olodum, quem tu és?”, além de proporcionar momentos de entretenimento, cultura e lazer. Este ano, as canções vencedoras se basearam no tema do Carnaval: Tambor Varonil (Jucka Maneiro Sandoval/ Roberto Cruz) e Dores e Glórias(Elll Costa/Graziela Ayres / Uéslei Lopes). O evento contempla diferentes linguagens artísticas, a música afro no geral, passando pelo samba reggae criado pelo saudoso Mestre Neguinho do Samba, a literatura afro e os workshops.

No Femadum 2016, o Olodum fará algumas merecidas homenagens, oferecendo o Troféu Samba-reggae a personalidades que de alguma forma contribuíram, ou contribuem para o fortalecimento do trabalho do Olodum, ou que tem contribuído para a valorização da população afrobrasileira. Neste ano, um dos homenageados pelo festival é o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal.

Sobre o Femadum – A cada ano o Femadum tem um tema próprio, podendo ter relação com o carnaval, ou com algum acontecimento marcante da época em que o mesmo é realizado. Assim, o Festival já teve como tema: Em 1992 – 500 anos da América um Olhar para o futuro, em 1993 – O Berimbau (instrumento utilizado na capoeira para a base musical), 1994 – A Música Negra (narrou a trajetória dos africanos nas Américas através dos vários ritmos musicais), 1995 – os 300 Anos de Zumbi dos Palmares (narrou a história do herói brasileiro que morreu por acreditar na liberdade, igualdade e justiça), em 2010 – “O Povo das Estrelas”, em 2011 – “Democracia e Comunicação”, em 2012 – A Energia da música Percussiva”, e, em 2013 – Samba, Futebol e Alegria – Raízes do Brasil. Em 2014 “Ashanti – O Trono Dourado e a Rainha Yaa Asentweaa” e em 2015 o tema “Etiópia, A Cruz de Lalibela, O Pagador de Promessas”.

Ao longo de 36 anos teve a participação de um público superior a 300 mil pessoas, sendo 10 mil por eventos.   O Femadum foi registrado em forma de vídeo pela TV Granada em 1981 dentro do filme Carnival Bahia dirigido por Carlos Passini, sendo o primeiro evento de um bloco afro a ser transmitido em imagens para a Inglaterra e o mundo.

No evento foram lançados no cenário musical baiano e brasileiro, jovens e talentosos compositores, até então desconhecidos, a exemplo de Suka, Rey Zulu, José Olissam e Domingos Sergio, Sergio Participação, Jau Peri, Pierre Onassis, Tonho Matéria, Valter Farias e Adailton Poesia, e o trio formado por Jucka Maneiro, Roberto Cruz e Sandoval, Legel, Wellington Epiderme Negra, Nego do Barbalho e Zenilton Ferraz.

Foi no Femadum que na década de 80, Luciano Gomes apresentou a música Deuses Cultura Egípcia, popularmente conhecida como “Faraó”. Música responsável por ao mesmo tempo visibilidade e popularidade ao Olodum e ao Sambam reggae.

Já participaram do evento vários grupos artísticos baianos, nacionais e internacionais, particularmente aqueles vinculados à cultura negra, além de personalidades de notório reconhecimento público.

FEMADUM – Festival de Música e Cultura Olodum

Quando: Dias 09 e 10 de Janeiro 2016, de 14h às 18h

Local: Largo do Pelourinho

Quanto: Gratuito

SecultBa