Data de Hoje
25 April 2025

Fernando Collor é preso em Maceió após decisão de Alexandre de Moraes

Foto: IGO ESTRELA/Metropoles

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), pela Polícia Federal. A prisão ocorreu às 4h, logo após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de rejeitar os recursos apresentados pela defesa de Collor contra sua condenação. A pena de 8 anos e 10 meses foi imposta como parte dos desdobramentos da Operação Lava Jato, e a prisão foi determinada por Moraes após não haver mais possibilidades jurídicas para adiar o início do cumprimento da sentença.

Em nota, a defesa de Collor esclareceu que a prisão aconteceu enquanto o ex-presidente se dirigia a Brasília para “cumprir espontaneamente” a decisão do ministro. Atualmente, ele está sob custódia na Superintendência da Polícia Federal em Maceió.

A condenação de Collor, que remonta a 2023, é resultado de investigações ligadas à Lava Jato. O ex-presidente foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um caso envolvendo contratos da BR Distribuidora, uma das subsidiárias da Petrobras.

Com a rejeição dos embargos de declaração, um recurso utilizado para esclarecer pontos da sentença, Alexandre de Moraes entendeu que não havia mais obstáculos legais para a execução da pena. A decisão foi tomada mesmo sem a análise final do plenário do STF. Além disso, Moraes pediu ao presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, a convocação de uma sessão virtual extraordinária para ratificar a prisão, sessão essa que foi agendada para a sexta-feira, das 11h às 23h59. Contudo, a prisão foi mantida em vigor, independentemente dessa confirmação.