Data de Hoje
30 November 2024

FHC chega para depor como testemunha do presidente do Instituto Lula

Além de Okamotto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais cinco pessoas são réu no mesmo processo que envolve o tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

O juiz Sérgio Moro, que é responsável pela Lava Jato na primeira instância, começou as audiências de defesa do processo penal que envolve o tríplex nesta quinta. Além de FHC, o empresário Emerson Granero e mais 7 pessoas serão ouvidas como testemunhas.

A denúncia, que foi aceita em setembro do ano passado, abrange três contratos da OAS com a Petrobras e diz que R$ 3,7 milhões em propinas foram pagas a Lula. Para os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), a propina se deu por meio da reserva e reforma do apartamento triplex, em Guarujá, e do custeio do armazenamento de seus bens.

Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta ação penal, que é a segunda à qual ele responde pela Lava Jato. Entre as testemunhas arroladas pela defesa de Lula estão ex-ministros como Alexandre Padilha, Ricardo Berzoini, Tarso Genro, Gilberto Carvalho, Aldo Rebelo e Jaques Wagner.