Frente fria: Salvador amanhece debaixo de chuva nesta terça-feira (25)
Salvador amanheceu debaixo de chuva e fortes ventos nesta terça-feira (25). Por causa da frente fria que chegou na cidade na última segunda-feira (24), diversos bairros sofreram com alagamentos, engarrafamentos, deslizamentos de terra, entre outros acidentes. Segundo informações do Cemadec, alguns bairros já acumularam mais de 70mm em seis horas de chuva. Os maiores acumulados foram na Liberdade (73,6mm), Vila Picasso (70,8mm), Lapinha (70,6mm), Bom Juá (70mm) e Calçada (68,6mm).
Segundo o Clima Tempo, o dia será chuvoso durante o dia e à noite a qualquer hora. Ainda conforme a instituição meteorológica, o termômetro deverá marcar 23° min e 27 máx, com possibilidade de ventos que podem chegar a 20 km/h.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), desde às 0h foram registradas cinco ocorrências na capital baiana. Devido ao mau tempo, houve desabamentos de muros, imóveis infiltrados pela chuva, desabamento parcial e avaliação de imóveis alagados. Segundo a Transalvador, até as últimas das 19h da segunda-feira (24), até as 6h49, foram registrados 2 acidentes com 3 vítimas.
“A frente fria que chegou na nossa cidade desde a última segunda (24), na madrugada, deverá perdurar até a próxima quinta-feira (27). Solicitamos a nossa população que em caso de risco, observando sinais de deslizamento de terra, fissuras ou rachaduras nas edificações, que as pessoas não vacilem. Ligue para 199 e aguardem a presença de um dos prepostos da CODESAL, sejam engenheiros ou arquitetos para que efetivemos uma vistoria e possamos assim garantir a segurança de todos”, declarou o diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.
Plantão Defesal Civil
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site www. codesal. salvador. ba. gov. br/ index.php/ boletins .
Quem quiser receber os alertas da Defesa Civil pelo celular basta mandar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. O serviço é gratuito.
Foto: Domingos Junior/Varela Net