Gilberto Braga Morre aos 75 anos e deixa fã desolados
Morreu na noite de hoje, aos 75 anos, o grande autor brasileiro Gilberto Braga. O carioca estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Braga faria aniversário na segunda-feira, dia 1º de novembro.
Ele passou a enfrentar, nos últimos dias, uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esófago, sem conseguir resistir as complicações. Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil.
Braga começou a carreira em 1972, e se tornou um dos principais novelistas da TV Globo após escrever novelas como: “Dancin’ Days” (1978), “Vale tudo” (1988), “Celebridade” (2003) e “Paraíso Tropical” (2008). Por esta última, aliás, o escritor foi agraciado com o prêmio Emmy de melhor novela.
São seus personagens marcantes da dramaturgia brasileira, casos de Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall em “Vale tudo”, e Júlia, encarnada por Sônia Braga em “Dancin’ Days”.
Também são suas novelas como “Anos dourados” (1984), “Escrava Isaura” (1976) e “Babilônia”, em 2015, sua última contribuição como autor.
Fonte: O GLOBO
O AUTOR
Gilberto Braga é carioca e autor de novelas. No início dos anos 1970, tornou-se conhecido no meio artístico como crítico de teatro do jornal O Globo, mas foi quando escreveu dois casos especiais para a Rede Globo, em 1973, que começou o título que o tornaria conhecido nacionalmente, o de novelista. A primeira novela foi assinada em parceria com Lauro César Muniz, com quem já havia colaborado em O carinhoso. Nos primeiros anos de televisão, fez várias adaptações de textos literários. O primeiro grande momento do autor estava prestes a acontecer: Dancin’ Days, em 1978. Estreava então em horário nobre, como autor único e fazendo um sucesso enorme. Depois vieram outros trabalhos de destaque. Em 1988, Gilberto Braga parou o Brasil com o assassinato de Odete Roitman, em Vale tudo. No currículo, estão ainda Água viva, Brilhante, Louco amor, Celebridade, Paraíso tropical, entre outras.
Fonte: Rocco
foto 1 : Rocco
foto 2 Gilberto Braga | Alex Carvalho / VIVA
foto 3 Divulgação/Globo / Pipoca Moderna