Data de Hoje
27 September 2024

Governo da Bahia impõe toque de recolher em cidades da Região Metropolitana de Salvador

O governo da Bahia decretou toque de recolher em dez cidades da Região Metropolitana de Salvador.

A capital Salvador ficou de fora do decreto, porque já vinha adotando medidas de restrição. Já os 10 municípios da Região Metropolitana (Camaçari, Candeias, Conde, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Corretina), terão que adotar uma quarentena mais rígida.

Nos próximos sete dias, apenas os serviços essenciais estão autorizados. A partir de 18 horas, toque de recolher.

Somente profissionais que atuam no combate ao coronavírus poderão circular pelas ruas. São mais de 85 mil pessoas infectadas na Bahia. Salvador, que já teve 82% dos casos no estado, hoje tem 45%.

A Covid-19 já chegou a 391 das 417 cidades baianas. As autoridades de saúde suspeitam que o feriado de São João, que este ano foi antecipado para o fim de maio, pode ter contribuído para espalhar a doença da capital para as cidades menores.

“A gente percebeu um aumento um trânsito da metrópole para os outros municípios. E isso com certeza mobilizou o vírus também e o e espalhamento também”, destaca Tereza Paim, subsecretaria.

O governador Rui Costa (PT-BA) espera reduzir a necessidade de leitos no estado. “A expectativa é que com essa semana, com essas medidas, nós possamos reduzir drasticamente os números, reduzir a demanda de UTI, que hoje estamos com o patamar alto, com 80% de ocupação. Isso é um risco muito grande, porque nós não podemos e nós não vamos permitir que faltem leitos hospitalares para quem precisa”, afirma o governador da Bahia.

Fonte: G1 BA