Data de Hoje
22 November 2024

Governo Lula pode perder 17 ministérios; entenda

PNotícias Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Desenho da Esplanada, com 37 pastas, voltaria ao que era no governo Bolsonaro, com 23

A Câmara dos Deputados adiou a votação da medida provisória (MP) que reestrutura os ministérios do governo federal. A votação teria início próximo da madrugada, porém foi adiada para a manhã desta quarta-feira (31), a partir das 11h. A MP vale até a quinta-feira, 1º, e, caso o prazo expire, o desenho da Esplanada, com 37 pastas voltaria ao que era no governo Bolsonaro, com 23. 17 ministros seriam demitidos.

 

Insatisfeitos com a articulação política do Palácio do Planalto, deputados de partidos como União Brasil, Republicanos e PP, além dos oposicionistas do PL, ameaçaram votar contra o texto. Na avaliação de líderes partidários, o presidente Lula vai ter que “entrar em campo” para tentar solucionar a falta de coesão da base aliada no Congresso. Há reclamações principalmente sobre o ritmo de liberação de emendas e a demora na nomeação de aliados para cargos regionais.

“Há um clima de insatisfação que eu nunca vi igual. Parece que o governo já tem quatro anos. É um governo novo que é velho. Está muito complicado. Ninguém tinha confiança de que, se votasse hoje, o governo ganharia. O risco de derrota era iminente. Até os líderes petistas e da esquerda têm essa consciência de que o governo está totalmente desarrumado politicamente”, disse o deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE).

Mais cedo, houve um sinal de que o governo poderia ter problemas em aprovar a proposta, foi a aprovação do marco temporal com sobras, por 283 votos a 155, em mais um derrota para o governo. Agora a matéria segue para o Senado.