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26 November 2024
Creditos da foto:divulgação

Governo obriga, e Via Bahia vai reduzir tarifas dos pedágios das BR-324 e 116; empresa é alvo do Ministério da Infraestrutura

A partir do sábado (14/8), as tarifas cobradas nas sete praças de pedágio administradas pela concessionária Via Bahia, responsável pelas rodovias  Engenheiro Vasco Filho (BR-324) e rodovia Santos Dumont (BR-116), sofrerão uma redução de 14,83%. A informação foi divulgada por meio do  Diário Oficial da União desta quarta (11/8).

O objetivo da revisão tarifária é manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária, além de aplicar a recomposição tarifária, de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A alteração foi calculada a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento.

Conforme o documento, a redução foi motivada pela falta de cumprimento contratual. Ou seja, a ANTT alega que a Via Bahia não cumpriu com suas obrigações, como o item de manutenção de pavimento, por exemplo. O reajuste corresponde também à variação do IPCA no período, que indicou o percentual positivo de 3,92%.

A empresa já é alvo do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele disse, no mês de junho, que o Governo Federal planeja intervir no contrato firmado com a ViaBahia para concessão das rodovias BR-116 e BR-324. Freitas argumentou que a concessionária deixou de fazer investimentos que estavam previstos em contrato.

“Eles quiseram, por exemplo, atribuir à derrocada econômica que houve em 2015 e 2016 a responsabilidade pela não execução dos investimentos. É falso. Eles arrecadaram 90% das receitas previstas no plano de negócios, no entanto, só fizeram 30% das obras que foram inseridas no contrato por meio de fluxo de caixa marginal e 0% das obras condicionadas. Tudo que era condicionado à gatilho não foi realizado. Cadê, por exemplo, a interseção com a BR-242? Não foi feita, é um gargalo. Temos a duplicação da Serra do Itatim, que não foi feita, é uma região que tem muito acidente”, pontuou o ministro na época.

En nota enviada ao Aratu On, a Via Bahia esclareceu que que tenta, desde 2014, que a ANTT cumpra o contrato e realize a revisão quinquenal que é prevista e é fundamental para garantia do equilíbrio econômico-financeiro da concessão e do bom andamento das obras e melhorias.

“Reduzir o valor do pedágio enfraquece ainda mais a capacidade de investimentos na rodovia, não resolve o problema e deixa a população baiana sem solução. A VIABAHIA continua, insistentemente, tentando dar continuidade ao diálogo com a ANTT e com o Governo Federal a fim de chegar em uma solução amigável ao ambiente litigioso que se formou, entretanto, diante deste ato da agência, continuará aguardando o posicionamento dos tribunais a respeito.”, diz a nota.

VEJA OS NOVOS VALORES 

Praças P1 e P2

Categoria de Veículo Tipo de Veículo Nº de Eixos Multiplicador da Tarifa Valores a serem Praticados (R$)
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 1 2,40
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla 2 2 4,80
3 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus 3 3 7,20
4 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 4 4 9,60
5 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 5 5 12,00
6 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 6 6 14,40
7 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 7 7 16,80
8 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 8 8 19,20
9 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 9 9 21,60
10 Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque 3 1,5 3,60
11 Automóvel com reboque, caminhonete com reboque 4 2 4,80
12 Motocicletas, motonetas e bicicletas moto 2 0,5 1,20

Praças P3, P4, P5, P6 e P7

Categoria de Veículo Tipo de Veículo Nº de Eixos Multiplicador da Tarifa Valores a serem Praticados (R$)
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 1 4,30
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla 2 2 8,60
3 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus 3 3 12,90
4 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 4 4 17,20
5 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 5 5 21,50
6 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 6 6 25,80
7 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 7 7 30,10
8 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 8 8 34,40
9 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 9 9 38,70
10 Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque 3 1,5 6,45
11 Automóvel com reboque, caminhonete com reboque 4 2 8,60
12 Motocicletas, motonetas e bicicletas moto 2 0,5 2,15

A partir do sábado (14/8), as tarifas cobradas nas sete praças de pedágio administradas pela concessionária Via Bahia, responsável pelas rodovias  Engenheiro Vasco Filho (BR-324) e rodovia Santos Dumont (BR-116), sofrerão uma redução de 14,83%. A informação foi divulgada por meio do  Diário Oficial da União desta quarta (11/8).

O objetivo da revisão tarifária é manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária, além de aplicar a recomposição tarifária, de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A alteração foi calculada a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento.

Conforme o documento, a redução foi motivada pela falta de cumprimento contratual. Ou seja, a ANTT alega que a Via Bahia não cumpriu com suas obrigações, como o item de manutenção de pavimento, por exemplo. O reajuste corresponde também à variação do IPCA no período, que indicou o percentual positivo de 3,92%.

A empresa já é alvo do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele disse, no mês de junho, que o Governo Federal planeja intervir no contrato firmado com a ViaBahia para concessão das rodovias BR-116 e BR-324. Freitas argumentou que a concessionária deixou de fazer investimentos que estavam previstos em contrato.

“Eles quiseram, por exemplo, atribuir à derrocada econômica que houve em 2015 e 2016 a responsabilidade pela não execução dos investimentos. É falso. Eles arrecadaram 90% das receitas previstas no plano de negócios, no entanto, só fizeram 30% das obras que foram inseridas no contrato por meio de fluxo de caixa marginal e 0% das obras condicionadas. Tudo que era condicionado à gatilho não foi realizado. Cadê, por exemplo, a interseção com a BR-242? Não foi feita, é um gargalo. Temos a duplicação da Serra do Itatim, que não foi feita, é uma região que tem muito acidente”, pontuou o ministro na época.

En nota enviada ao Aratu On, a Via Bahia esclareceu que que tenta, desde 2014, que a ANTT cumpra o contrato e realize a revisão quinquenal que é prevista e é fundamental para garantia do equilíbrio econômico-financeiro da concessão e do bom andamento das obras e melhorias.

“Reduzir o valor do pedágio enfraquece ainda mais a capacidade de investimentos na rodovia, não resolve o problema e deixa a população baiana sem solução. A VIABAHIA continua, insistentemente, tentando dar continuidade ao diálogo com a ANTT e com o Governo Federal a fim de chegar em uma solução amigável ao ambiente litigioso que se formou, entretanto, diante deste ato da agência, continuará aguardando o posicionamento dos tribunais a respeito.”, diz a nota.

VEJA OS NOVOS VALORES 

Praças P1 e P2

Categoria de Veículo Tipo de Veículo Nº de Eixos Multiplicador da Tarifa Valores a serem Praticados (R$)
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 1 2,40
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla 2 2 4,80
3 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus 3 3 7,20
4 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 4 4 9,60
5 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 5 5 12,00
6 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 6 6 14,40
7 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 7 7 16,80
8 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 8 8 19,20
9 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 9 9 21,60
10 Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque 3 1,5 3,60
11 Automóvel com reboque, caminhonete com reboque 4 2 4,80
12 Motocicletas, motonetas e bicicletas moto 2 0,5 1,20

Praças P3, P4, P5, P6 e P7

Categoria de Veículo Tipo de Veículo Nº de Eixos Multiplicador da Tarifa Valores a serem Praticados (R$)
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 1 4,30
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla 2 2 8,60
3 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus 3 3 12,90
4 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 4 4 17,20
5 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 5 5 21,50
6 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 6 6 25,80
7 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 7 7 30,10
8 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 8 8 34,40
9 Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque 9 9 38,70
10 Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque 3 1,5 6,45
11 Automóvel com reboque, caminhonete com reboque 4 2 8,60
12 Motocicletas, motonetas e bicicletas moto 2 0,5 2,15