dez 14, 2017
Guardas Civis são qualificados para atuação no Réveillon
Cerca de 100 profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) participam, nesta quinta-feira (12), no auditório do Parque Social, no Parque da Cidade, de capacitação para a atuação durante o Festival Virada Salvador 2018. O foco do encontro foi a rede de promoção e enfrentamento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram prestadas orientações aos guardas civis sobre o enfrentamento da violência contra os diferentes grupos em situação de vulnerabilidade social.
Para o coordenador de Prevenção à Violência da GCM, André Rocha, a palestra, além de qualificar os servidores para atuação nos dias da festa de virada de ano, ajuda a trazer esses conhecimentos para o cotidiano da corporação. “Essa qualificação servirá para os servidores que rotineiramente lidam com esses problemas no dia a dia”, afirmou Rocha. “Estávamos qualificados para conter problemas. Agora sei lidar melhor com essas pessoas”, comentou o guarda Gilmário Dias.
A GCM vai contar com um efetivo de 510 profissionais por dia, trabalhando para garantir a segurança das pessoas que vão acessar a Arena Daniela Mercury. A corporação prestará apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa, na proteção ao patrimônio público e atividades de fiscalização e ordenamento, patrulhamento preventivo, além das ações de prevenção à violência, com distribuição de folders com dicas de segurança e pulseiras de identificação de crianças.
Verão – Durante o verão, o patrulhamento efetivo da orla de Salvador será reforçado com mais 60 agentes da Guarda Civil Municipal. No total, serão 30 prepostos a mais que o efetivo convencional disponibilizado para o período. Os agentes atuarão em rondas programadas utilizando bicicletas, motocicletas e automóveis, com atuação mais destacada no trecho entre os bairros da Barra e do Rio Vermelho.
A ação consiste no patrulhamento do patrimônio público, buscando garantir a manutenção da sensação de segurança para soteropolitanos e turistas que desejem conhecer ou revisitar a orla marítima da capital baiana. As equipes saem todas da base da GCM, na Avenida San Martin, com os agentes percorrendo pontos como Porto da Barra/Morro do Cristo, Cristo/Ondina, e assim por diante.