Hospital da Mulher: governo acusa prefeitura de não encaminhar pacientes e SMS rebate
O governador Rui Costa não deixou de alfinetar a prefeitura de Salvador durante o evento de segunda-feira (23), em que os novos secretários estaduais foram empossados. O gestor pedia ajuda dos prefeitos presentes na cerimônia para que cadastrassem pacientes que precisassem de atendimento no Hospital da Mulher, inaugurado no último dia 16.
As pacientes chegam à unidade por meio da Central Estadual de Regulação, vinculada às secretarias municipais de Saúde. “Preciso que vocês me ajudem a encaminhar a mulher para o Hospital da Mulher. Porque nós queremos em 24h, no mais tardar em 48h, fazer as cirurgias que forem necessárias. Nós instalamos lá 16 salas cirúrgicas e, portanto, uma grande capacidade de resolubilidade. Mas nós precisamos organizar essa demanda com os prefeitos e prefeitas”, defendeu.
No meio do discurso, Rui questionou o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas, que estava na frente do palco, sobre a situação da capital baiana. “Não sei se Salvador já começou a regular. Regulou, Fábio? [O secretário afirmou que não] Ainda não. Este é um problema que nós estamos vivendo. E, por incrível que pareça, Salvador ainda não conseguiu regular”, lamentou.
“Eu vi uma TV aí que fez uma matéria depois da inauguração que mostrou pessoas na porta. Mas as pessoas de Salvador estão na porta porque o município de Salvador ainda não está regulando para o hospital. É preciso que os postos de saúde que atendem as mulheres, que fazem os exames iniciais, façam o cadastro via internet. Não precisa ir lá, não precisa gastar com combustível. É só entrar em um computador e lançar o cadastro das mulheres. Então eu queria pedir a ajuda de prefeitos e prefeitas. O meu desejo é tornar a Bahia referência nacional de carinho e de amor por essa mulherada”, completou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) negou que não tenha incluído pacientes na Central Estadual. De acordo com a pasta, apenas nos primeiros nove dias de funcionamento da unidade hospitalar, Salvador já cadastrou 101 pacientes, das quais 78 já tiveram consultas e/ou procedimentos agendados. Apenas na primeira semana, o HM atendeu mais de 200 pacientes