Data de Hoje
28 November 2024

Iemanjá: Devotos marcam presença no Rio Vermelho para prestar homenagens

Foto: Domingos Junior/Varela Net

VARELA NET

Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional Festa de Iemanjá não pôde ser realizada, por conta da pandemia de Covid-19, com todo o seu brilho, festas e uma multidão de fiéis, turistas e ambulantes pelas ruas do Rio Vermelho, em Salvador. Porém, mesmo com um grande efetivo de agentes de fiscalização da prefeitura, como da Guarda Municipal e da Semop, pequenios grupos de devotos da Rainha do Mar marcaram presença no local.

Desde o início da manhã desta quarta-feira (2) é possível ver pessoas oferecendo flores e pequenos balaios no mar. Apesar do do acesso à praia estar fechado, algumas pessoas conseguiram chegar ao local onde acontece o ponto alto da festa, caminhando pela faixa de areia, por conta da maré baixa. Além disso, é possível ver muitas pessoas na orla do Rio Vermelho, ao longo do calçadão da praia da Paciência.

Dona Silvana Aleluia, que trabalha na região foi ao local prestar a sua homenagem e dar uma espiadinha. “Hoje é o dia dela [Iemanjá]. Todo mundo tem sua fé, como deve ser, e as pessoas vêm colocar suas flores, suas rosas, como tem que ser, né”, disse ela, que completou: “Iemanjá sempre me trouxe bençãos, maravilhas. Ela nunca abandona os seus”.

O balaio com a oferenda principal a Iemanjá foi levado ao Rio Vermelho para ser entregue a Rainha do Mar no início da manhã. Ele deixou o terreiro Ilê Axé Awanegi, no bairro do Engenho Velho da Federação, pouco antes das 7h e foi carregado pelos filhos e filhas de santo e levado de carro até o bairro da orla da capital, onde será embarcado para a entrega do presente.

Mesmo no momento de entrega do presente, não será permitida a presença do público, além de alguns integrantes do terreiro. As medidas serão fiscalizadas pelos órgãos municipais.

O acesso de pessoas está interditado das praias entre o restaurante Sukiyaki e a Colônia de Pescadores Z1, desde 0h desta quarta-feira e seguirá desta forma até as 6h do dia 3 de fevereiro. O trânsito está liberado normalmente na Avenida Oceânica.