Ilha de Itaparica fica de novo sem ferry-boat.
População tem reclamado muito da suspensão do Sistema Ferry-boat nos finais de semana
A população da Ilha de Itaparica terá, mais uma vez, um final de semana sem o Sistema Ferry-boat. Já são nove seguidos sem contar com o principal meio de transporte, que liga a capital à Ilha, transportando passageiros e veículos. Como alternativa, os moradores de Vera Cruz e Itaparica vão contar com as lanchas da travessia Salvador-Mar Grande, que estarão operando normalmente no sábado (22) e no domingo (23).Já o Sistema Ferry-boat encerra as operações nesta sexta-feira (21), às 21h30, e só volta a operar na segunda-feira, dia 24, às 5h30.
A população da Ilha de Itaparica tem reclamado muito. Moradores entendem que o Governo do Estado já deveria ter liberado o sistema nos finais de semana. Alegam que o transtorno é grande, principalmente nos casos de urgência médica, quando as pessoas precisam ser transportadas para Salvador. Sem ferry-boat, só pela estrada: são mais de 250 quilômetros, quatro horas de viagem.
Mas o Governo do Estado parece não ter nenhuma previsão sobre a retomada normal das operações do Sistema Ferry-boat. Os casos de coronavórus na Bahia têm crescido muito nesta segunda onda. A taxa de ocupação de UTIs chegou a 81%. Entendem setores do governo que Sistema Ferry-boat não só aglomera como faz a Ilha de Itaparica ficar com uma população muito maior nos finais de semana.
Liberou geral
E mais: o governo sabe que não existe fiscalização na Ilha de Itaparica para as medidas que visam combater a disseminação do coronavírus na Bahia. O liberou é geral, com praias abertas, barracas, bares, restaurantes vendendo bebidas alcóolica abundantemente. As festas com os potentes carros de som estão em praticamente todas as localidades da Ilha nos finais de semana.
“Parece que não existe Covid na Ilha de Itaparica. Muitas festas nas ruas, muito carro de som, muita aglomeração. As pessoas praticamente não usam máscaras. E no comércio, não existe nenhuma fiscalização e até os donos de mercadinhos, padarias, bares, não usam máscara”, diz leitora em mensagem no Facebook do Jornal da Mídia.
Covid avança muito na Ilha
Existe, sim, Covid, na Ilha de Itaparica. E existe demais. Os casos da doença têm crescido demais especialmente em Vera Cruz, onde o avanço da doença continua muito preocupante. De 1º de janeiro a 20 de maio, os casos confirmados cresceram 138,75%. Isto mesmo: 138,75%. Vera Cruz tem 49 óbitos causados pela doença.
Em Itaparica, o avanço da Covid-19 é menor: crescimento de 74,80% de janeiro a 20 de maio. Itaparica tem 22 mortes registradas desde o início da pandemia.