Insatisfeitos com diárias Salvamar ameaça paralização no carnaval
Durante o verão a demanda nas praias de Salvador aumenta significativamente. Segundo o vice-presidente da Associação Baiana de Salvamento Aquático, Geraldo Costa Júnior, entre janeiro e dezembro de 2015, entre as praias de Jardim de Alah e Stella Maris, o Salvamar registrou cerca de dois mil resgates de afogamentos. Ainda de acordo com o representante da classe, no período de Carnaval, no circuito Barra x Ondina, esse número aumenta ainda mais. Nos seis dias da festa momesca do último ano, foram realizados 260 salvamentos.
Na próxima segunda-feira (1), os agentes de salvamento aquático do Salvamar realizarão uma assembleia para discutir a reparação na diária para os trabalhos durante a “Operação Carnaval” oferecida pela Prefeitura de Salvador. Segundo Geraldo Costa Júnior, o valor oferecido de R$ 24 por hora, para 12 horas diárias, está defasado. “Esse é o mesmo valor do ano passado e diante da inflação que sofremos, já foi defasado. O mesmo aconteceu com o ticket alimentação, que também é o mesmo valor do ano passado, R$ 15”, afirma.
Além da diária de carnaval, os agentes do Salvamar se queixam da falta de mão de obra e também a falta de manutenção nos equipamentos. “Muitas vezes um agente de salvamento aquático que poderia estar atuando nas praias e reforçando o efetivo, está na sede do Salvamar fazendo limpeza. Isso é um caso de desvio de função. Além disso, quando os materiais são danificados, não há manutenção e fazem falta durante os serviços”, comentou Geraldo Júnior.
O vice-presidente do sindicato da classe afirmou que, caso a incremento na diária não seja aceito pela prefeitura de Salvador, a classe irá decidir. “Caso a nossa solicitação não seja aceita, a categoria irá decidir o que fazer de forma coletiva, mas eles afirmam que o interesse é trabalhar na Operação Carnaval de Salvador”, explica Geraldo Júnior.
A secretária municipal de Ordem Pública (Semop), Rosema Maluf, explicou a reportagem do Bocão News que existe um decreto que estabelece os valores das diárias. “o valor de todos os servidores é unificado, por decreto, independente da função. A depender da função vai aumentando”, disse a gestora da pasta responsável pelo Salvamar, que também respondeu que não haverá aumento, por conta da determinação.
Sobre a assembleia dos agentes de salvamento aquático na próxima segunda-feira (1), Rosema afirmou que desconhece e não tem nenhuma informação sobre o movimento.
Por Bocão