
INSS cria Exigência Expressa para receber documentos – entenda como funciona
INSS cria Exigência Expressa para receber documentos – entenda como funciona.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou uma nova opção para que os segurados de São Paulo possam cumprir as condições impostas pelo órgão.
+ INSS vai priorizar alguns serviços e só irá atender com agendamento, durante reabertura
Exigência Expressa
Como a pandemia do coronavírus provocou o fechamento das agências, os beneficiários do INSS que solicitaram algum serviço e estão com exigência para ser cumprida poderão entregar cópia da documentação num sistema semelhante ao “Drive thru”, chamado Exigência Expressa.
Como vai funcionar o Exigência Expressa do INSS
Pelo projeto-piloto, os beneficiários poderão entregar cópia da documentação em um sistema semelhante ao drive thru.
+ INSS muda regras de concessão dos benefícios; veja principais alterações
Este formato é uma opção aos segurados que estiverem com dificuldade em anexar seus documentos pelo Meu INSS, no site ou no aplicativo para celulares. A expectativa do governo é expandir a medida para o resto do país.
Mesmo com a medida, os beneficiários de São Paulo podem continuar a anexar a documentação diretamente pelo Meu INSS.
Essas exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço no INSS, mas durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para conclusão do processo.
+ Governo estabelece regras de antecipação do décimo terceiro (13º) salário do INSS
Documentos
Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve consultar o telefone 135, o Meu INSS, no site ou no aplicativo para celulares ou entrar em contato com os plantões cujos telefones e endereços de emails constam nas portas das agências.
+ Auditoria revela que milhares de aposentados do INSS receberam Auxílio Emergencial
Depois, se optar pela Exigência Expressa, basta colocar uma cópia dessa documentação em um envelope e deixá-lo nas urnas que estão disponíveis nas unidades do INSS no Estado de São Paulo. É imprescindível que as cópias estejam legíveis e sem rasuras.
Dentro do envelope, além da cópia da documentação solicitada na exigência, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado.
+ Entenda como vai funcionar a ova prova de vida do INSS
Também deverá estar uma declaração de próprio punho assinada pelo segurado se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.
O envelope poderá ser entregue em qualquer uma das agências do INSS em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 horas. Não há necessidade de agendamento prévio para a entrega.
Não há contato físico durante a entrega e o segurado não receberá nenhum número de protocolo. A cópia dessa documentação não será devolvida. O instituto ressalta que não aceitará documentos originais.
+ INSS pode liberar de R$ 600 a R$ 1.045 para quem solicitar benefícios
Do lado de fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados:
– Nome completo do segurado;
– CPF do segurado;
– Endereço completo com CEP;
– Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;
– Endereço de e-mail, se tiver;
– Data em que o envelope está sendo deixado na agência
Após a entrega da documentação, o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135.
+ Nova fraude cria ‘fantasmas’ para receber benefícios do Cadastro Único, BPC e INSS
Auxílio-doença
O Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares.