Data de Hoje
24 November 2024
Foto: Reprodução Leitor Varela Notícias

Lagoas da Paralela são soterradas e árvores arrancadas para obra do metrô

Após mais de dez anos para inauguração do primeiro trecho da linha 1 metrô de Salvador, as obras da linha 2, que corta toda a Avenida Paralela, seguem a todo vapor.  Mas um problema foi identificado por moradores e pessoas que passam pelo local: lagoas estão sendo soterradas e árvores arrancadas para realização dos serviços na via. Localizadas em frente a Unijorge e entrada do Imbuí, ambas serão esvaziadas e recompostas após instalação de vias elevadas, informou a CCR Metro, responsável pela obra.

A empresa informou, por meio de nota, que as duas lagoas são bolsões de retenção de água (lagoas artificiais) que fazem parte da macrodrenagem da via. O projeto deve durar quatro meses e está incluso a limpeza da área, como
de detritos e assoreamento pré- existentes.

Após denúncia feitas por moradores e pelo deputado Marcel Moraes, que chegou a sugerir a paralisação das obras do metrô, o prefeito ACM Neto afirmou nesta quinta-feira (5) que convocou uma reunião em caráter de urgência com a CCR Metrô para discutir a questão.

Foto: Reprodução Leitor Varela Notícias

Foto: Reprodução Leitor Varela Notícias

A nota emitida pela empresa informou ainda ter autorização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para remover as árvores. A CCR afirma também que o projeto prevê a compensação das árvores removidas para a implantação do metrô, com o replantio de 6.700 unidades, principalmente espécies de Mata Atlântica. Ainda segundo a CCR, o volume de árvores a serem replantadas seria três vezes maior que o existente atualmente no canteiro central.

Fonte: Redação Varela Notícias