Data de Hoje
1 October 2024
Foto: Edson Ruiz

Lanchas levam moradores a Botelho para atendimento médico gratuito

Para facilitar o acesso dos moradores das comunidades da Ilha de Maré à localidade de Botelho, onde está sendo realizada até domingo (8/11), a Ação Cívico-Social (Aciso), serão disponibilizados neste sábado (7) e domingo (8) lanchas para deslocamento dos moradores.

O evento, parceria entre a Braskem e a Marinha do Brasil, com o apoio da Prefeitura de Salvador, foi iniciado na quinta-feira (5) e reúne serviços como atendimento odontológico, próteses dentárias, atendimento médico de diversas especialidades, emissão de carteiras de identidade, além de serviços do Tribunal de Justiça da Bahia e da Secretaria da Segurança Pública, com a emissão de carteiras de identidade.

No primeiro dia, a Aciso realizou 1092 atendimentos, além de realizar palestras com temas como alcoolismo, drogas, prevenção do câncer de mama e próstata, estatuto do idoso, monitoramento da pesca, balcão de Justiça e Lei Maria da Penha.

Foto: Edson Ruiz

Foto: Edson Ruiz

Segundo Fernando Henriques, gestor de projetos de logística da Braskem, a ação faz parte do Projeto Maré Boa, visando apoiar comunidades do entorno das plantas da empresa. “A abrangência agora é maior para locais próximos às áreas onde escoamos a produção. A Aciso é um guarda chuva que leva ações de saúde, odontologia, sociais. Sabemos das dificuldades dos moradores de Ilha de Maré e a ideia é que esse tipo de atividade seja repetida”. O responsável pelo Meio Ambiente da Braskem, Sérgio Hortélio também participou do evento.

Já o comandante da Base Naval de Aratu, Francisco Neves, disse que a Marinha atua em todo o país apoiando comunidades carentes de locais de difícil acesso, como acontece na região amazônica. Todos os médicos, odontólogos e técnicos que participaram da ação fazem parte das fileiras da Força e tiveram uma grande recepção da população. Inclusive, no domingo, no encerramento, serão entregues 26 próteses dentárias que foram moldadas num laboratório montado dentro da escola municipal.

Atendimentos

O evento proporcionou benefícios para diversos moradores que têm que se deslocar de barco até Salvador ou Candeias em busca de atendimento. A marisqueira Josinete Reis de Araújo trouxe os dois filhos para atendimento médico e odontológico. Aproveitou para uma visita à ginecologista. “Enfrentamos muitas dificuldades. Moro em Maracanãs, uma localidade mais afastada e não temos acesso a qualquer tipo de apoio de saúde”.

A professora da única escola municipal de Botelho, Klênia Marla, de 33 anos, trouxe a turma, de 2 a 11 anos, para participar da Aciso na sexta-feira (6). “Estamos com um projeto na Escola municipal de Botelho chamado Ilha de Mil Cores, que incentiva a disciplina e valorização social, cultural e educacional das crianças. Essa ação-cívico social engrandece o projeto que vem sendo trabalhado na escola durante todo o ano”. Os alunos da escola municipal de participaram da higiene bucal e conheceram nesta sexta, a rotina da Marinha, também com o mostruário e a educação ambiental. “Esse contato garante aos nossos alunos a possibilidade de sonhar com um futuro, ter uma visão de mundo e se espalhar na formação da Marinha”.

Para alguns estudantes, o sonho de ingressar na Marinha ficou ainda mais real. “Meu objetivo agora vai ser me formar na Marinha quando crescer. E já vou entrar no site oficial para conhecer tudo”, declarou a estudante Brenda Silva de Jesus, de 11 anos, do 5º ano da escola municipal de Botelho. “É tudo tão novo e gratificante, que alguns alunos chegaram a chorar com a palestra sobre higiene bucal e o aprendizado sobre a escovação correta”, disse Klênia Marla.

Alguns estudantes também tiraram a 1º via do documento de identidade na Aciso. Até esta sexta, cerca de 20 alunos foram atendidos, em sua maioria, na faixa etária entre 7 e 11 anos. “Muitos pais e responsáveis desses alunos não possuem condições de pagar um barco para atravessar e ir para Salvador, o que dificulta esse processo”, contou a professora. Prova disso foi a emoção da estudante do 5º ano, Gisele da Silva, ao contar que conseguiu tirar seu primeiro documento de identidade. “Fiquei muito feliz. Agora vou esperar chegar aqui na escola”, disse.

“Sou moradora da comunidade de Santana e deveria ter algo parecido lá também. A Ilha de Maré necessita muito de melhores condições de saúde, sociais, ambientais e culturais. Na verdade, precisamos de tudo aqui, já que a locomoção para Salvador é muito complicada, envolve tempo, dinheiro e é um transtorno”, esclareceu a marisqueira Selma Maria, de 46 anos, que passou pela dermatologista e trouxe 2 sobrinhos para participar da higiene bucal.

A Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos.

Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais.

A Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em cerca de US$ 5,2 bilhões.

Por Tribuna da Bahia