Data de Hoje
28 September 2024

Leo Prates diz ser “adequada” decisão do Ministério da Saúde de liberar doses armazenadas para uso como 1ª dose

Decisão foi comunicada pelo Ministério da Saúde neste domingo (21)

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a decisão do Ministério da Saúde de autorizar que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose sejam utilizadas imediatamente como 1ª dose, foi “adequada”. O anúncio foi feito pela própria pasta, neste domingo (21), com o objetivo de ampliar o número de vacinados no país.

O Ministério da Saúde já havia, no último sábado (20), anunciado a distribuição aos estados de 5 milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a pasta, todos os imunizantes deverão ser usados como primeiras doses, ou seja, não será necessário guardar metade dos insumos para garantir a aplicação da segunda dose da vacina.

Para o secretário municipal da Saúde de Salvador, a decisão do Ministério foi “adequada”: “A gente considera adequada essa resposta do Ministério, já que a diferença entre uma dose e outra de Coronavac é de 28 dias”, disse ao PNotícias.

“E caso seja necessário, como o Butantan prometeu entregar uma quantidade semanal de doses, a retensão pode ser feita posteriormente. Então a gente considera adequada essa decisão pra acelerar o processo de vacinação”, concluiu Prates.