Data de Hoje
18 October 2024
Foto reprodução

Líder do tráfico morre e cinco pessoas são presas durante operação policial

A Polícia Civil deflagrou, no último final de semana, uma operação na cidade de Barra do Choça, para elucidar homicídios relacionados ao tráfico de drogas ocorridos no fim de semana. A delegada Gabriela Garrido, titular da DT/Barra do Choça, que coordena a ação, informou que um dos líderes do tráfico na região e mentor intelectual das mortes de rivais, registradas nos últimos dias, o traficante Fernando Damasceno, o Fernandinho, envolveu-se num confronto com a polícia ao reagir a prisão e morreu.

Com ele, os policiais apreenderam um revolver calibre 38, munições do mesmo calibre, crack e maconha. Na casa dele foram encontrados, ainda, outro revólver 38, munições, mais drogas e uma motocicleta Honda CG 150, Fan, cor vinho, utilizada nos homicídios em apuração. Durante as incursões, cinco pessoas foram presas, dois adolescentes apreendidos, além de um veículo, armas e drogas.

Comparsa de Fernandinho e identificado como autor de pelo menos três homicídios, registrados em Barra do Choça no fim de semana, Emerson da Silva Teixeira foi preso durante a operação. Ele é acusado de assassinar os traficantes rivais Gabriel de Jesus Gomes, de 18 anos, Ezequiel Macheti, 22, e Daniel Rodrigues da Silva, 17.

Já o adolescente Nei dos Santos Rosa, 17, que também tinha envolvimento com o tráfico e segundo familiares vinha recebendo ameaças, havia sido assassinado a tiros por Fernandinho em uma estrada que liga Barra do Choça a Malhada Grande, na zona rural daquele município.

Outros integrantes da quadrilha liderada por Fernandinho e um traficante identificado como Jeovane Almeida de Oliveira, o One, que está sendo procurado, também foram presos. São eles: Vanessa Macedo Rocha e Naiara Rocha, autuadas em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores, Vinicius Pereira Barbosa, autuado por tráfico e Elenilton Nascimento Monteiro autuado por tráfico, associação e homicídio.

Dois adolescentes, que também integram o bando, foram apreendidos e encaminhados ao Ministério Público (MP) para a adoção de medidas socioeducativas pela prática de atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio. Os demais presos já foram encaminhados ao sistema prisional.

Além da equipe da DT/Barra do Choça, participaram da ação, equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Conquista), Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), e Polícia Militar por meio do pelotão de Barra do Choça, Rondesp, 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Poções) e Guarda Municipal. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, a operação segue em andamento.