Livro de Juana Elbein dos Santos e Mestre Didi dedicado ao orixá Xangô Sángò será lançado amanhã (24)
O livro Sángò, da antropóloga Juana Elbein dos Santos e de Deoscoredes Maximiliano dos Santos, Mestre Didi Asipá (1917-2013) será lançado pela Editora Corrupio nesta quarta-feira (24), na Livraria LDM – Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, às 18h. A editora conclui a edição de livros assinados pelo casal com esse volume, dedicado ao orixá Xangô, que inclui mais dois volumes Èsù (2014) e Arte Sacra e Rituais da África Ocidental no Brasil (2015).
Os textos do livro tratam do orixá do panteão nagô, cultuado em comunidades-terreiros brasileiros, associado à justiça, ao fogo e ao trovão. “Xangô, ao mesmo tempo, resume toda a ancestralidade e todo futuro, todo princípio de virilidade. Ele representa do conceito que emerge tudo o que o ser humano é: guerra, violência, destruição, mas também família, amorosidade, carinho, bem-querer. Porque nós somos tudo isso que Xangô é”, afirma Juana.
Diversas dimensões do herói mítico e dinástico são abordadas no livro: Xangô como o quarto rei de Òyó, (Nigéria); como símbolo de realeza e da continuidade de linhagens, bem como o orixá filho de Yemanjá. Os autores apresentam e interpretam mitos, orikis, fabulações e descrevem suas oferendas e emblemas. A relação entre o “Rei” e suas esposas (Obá, Oxum e Oyá) também integram o que a autora chamou de Linha do Tempo.
A antropóloga foi casada com Mestre Didi por 50 anos e escreveu os textos de Sángò em vários momentos da sua existência. Os textos também são um testemunho da convivência do casal, no Brasil e na África, com passagens encantadoras e epifanias, assim como revelam a continuidade do seu interesse e respeito pela visão de mundo nagô.
SERVIÇO:
O quê: Lançamento do livro Sángò, de Juana Elbein dos Santos e Mestre Didi
Onde: Livraria LDM – Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, s/nº, Centro, Salvador | (Telefone: 71 3013-4759)
Quando: 24 de fevereiro, quarta-feira, de 18h às 21 h