O ex-presidente Lula deu uma entrevista para sites e blogs alinhados com o campo da esquerda. Já no início, o petista fez questão de reafirmar a importância manter o isolamento horizontal. “Essa é a maneira mais segura que qualquer brasileiro tem de não pegar o vírus”, disse.
O tema central da entrevista foi a crise gerada pelo coronavírus. “O que a gente está percebendo é que o governo não se preparou para essa crise dessa magnitude. Ou seja, ele já deveria ter organizado, através do Ministério da Saúde, especialistas em cada estado, para seguir uma orientação”, disse o ex-presidente.
Para Lula, essa crise não passará tão cedo. “Tá difícil a gente imaginar que essa crise vai terminar com essas incertezas”, afirmou.
O ex-presidente também criticou a estratégia defendida por Jair Bolsonaro de defender o isolamento vertical. “A primeira prioridade é convencer as pessoas de que o isolamento social é a melhor saída”, disse.
Mas para Lula, não basta garantir o isolamento, é necessário garantir também o sustendo dessas famílias. “Quando você trata do isolamento você tem que tratar de garantir o mínimo que as pessoas tem para sobreviver”, disse Lula que criticou a demora do presidente para garantir o sustento dessas famílias”, afirmou. “Pare de falar e libere o dinheiro já, para as pessoas viverem dignamente”, concluiu Lula.