Médicos formados fora do Brasil têm até esta sexta-feira para fazer a inscrição na 1ª fase do exame que reconhece o diploma no país
Médicos interessados em fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira 2021 (Revalida) tem até esta sexta-feira (11/6) para efetuarem as inscrições no site do exame.
O exame faz parte do processo de revalidação de diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras. Durante a inscrição, o candidato deve enviar o diploma para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisar, além de sinalizar o local que deseja fazer a prova. Os que precisarem de atendimento especial ou do registro do nome social devem fazer a solicitação também no ato de inscrição.
O Revalida é composto por duas etapas, a primeira teórica e a segunda prática, que abordam as cinco grandes áreas da medicina. Sendo elas clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade. O objetivo é avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para que o profissional exerça as atividades de forma adequada aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Podem participar brasileiros ou estrangeiros com situação regular no país portando diploma de graduação em medicina expedido por uma instituição de ensino superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo ministério da educação local ou órgão equivalente. A aplicação da 1ª fase ocorrerá no dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A segunda parte é uma avaliação prática, baseada em 10 entrevistas (anamneses) para diagnóstico inicial de doenças em atores que se passam por pacientes. Caso aprovado pelo processo Revalida, o candidato passa a poder exercer a profissão no Brasil.
Cronograma do Revalida 2021:
Inscrição: De 31 de maio a 11 de junho;
Pagamento da taxa de participação: Até 16 de junho;
Envio e análise dos diplomas: De 31 de maio a 11 de junho;
Resultado da análise: 18 de junho;
Aplicação da primeira fase (P1- objetiva e P2-discursiva): 5 de setembro;
Divulgação dos gabaritos: 7 de setembro;
Resultado preliminar: 26 outubro;
Resultado final da 1ª fase: 19 de novembro.