Data de Hoje
23 November 2024
Carteira de Trabalho (Foto: Frederico Haikal)

Mercado formal de trabalho tem pior resultado desde 1992

Em dezembro foram fechadas 596.208 vagas formais de trabalho no país, levando a um resultado de 1,542 milhão de empregos pela CLT que deixaram de ser oferecidos no ano passado. Esse foi o pior resultado da série histórica, iniciada em 1992. Desde 1999, o país não encerrava um ano com menos trabalhadores empregados que iniciou.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados na manhã desta quinta-feira. Dos oito setores consolidados no Caged, houve uma na indústria da transformação (608 mil) e na construção civil (416 mil), que concentra parcela importante dessa redução nos postos em 2015. Nos serviços, foram 276 mil vagas fechadas.

A renda dos trabalhadores também caiu no ano passado mais de uma década em alta. Houve um recuo de 1,64% na renda dos trabalhadores brasileiros. A queda foi mais acentuada entre homens do que para mulheres. Com isso, a proporção do salário das mulheres em relação aos homens subiu de 86,19% em 2014 para 87,90% no ano passado.

Apesar das previsões do mercado serem negativas para 2016, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, espera que este seja um ano de retomada da economia e da criação de vagas. Para ele, a retomada das concessões de infraestrutura, o aumento da concessão de crédito e o impacto do câmbio mais elevado na indústria nacional, além do recuo da inflação, estão entre os fatores que apontam para um resultado melhor esse ano.

Por Click Notícias