Michel Temer corta recursos Federais para serem investidos em aeroportos Baianos
O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), reduziu de 270 para 53 a quantidade de aeroportos que seriam melhorados pelo programa de investimentos federais em aviação regional. Salvador e outras 18 cidades baianas foram retiradas da lista, e apenas Vitória da Conquista e Barreiras continuam como beneficiadas pelo projeto.
De acordo com o ministro de Transportes, Aviação Civil e Portos, Maurício Quintella Lessa, a decisão foi tomada porque a cúpula do governo não achou necessário começar o programa com aquela quantidade de aeroportos. “Chegamos à conclusão de que não seriam necessários 270 aeroportos para iniciar um programa realista que atenda aos Estados, à demanda e às empresas”, disse Quintella ao jornal Folha de S. Paulo.
O plano de desenvolvimento da aviação regional, lançado em dezembro de 2012, tinha investimentos estimados, na época, de R$ 7,3 bilhões. Quase nenhum projeto saiu do papel desde então. Com a redução da lista, o orçamento necessário será de R$ 2,4 bilhões, que serão investidos até 2020. Ainda segundo Quintella, a lista atual é “bem mais realista”.
O governo afirmou ainda que pretende beneficiar outras 123 unidades à medida que a situação econômica do país melhorar, ou caso os estados quiserem assumir os projetos. A proposta para obras de ampliação dos aeroportos a partir do ano que vem foi lançada pela presidente afastada Dilma Rousseff.
Confira a lista de aeroportos baianos retirados do programa de beneficiamento:
Bom Jesus da Lapa
Cipó
Feira de Santana
Guanamni
Ibotirama
Ilhéus
Irecê
Itaberaba
Jacobina
Jequié
Lençóis
Maraú
Paulo Afonso
Porto Seguro
Salvador
Santa Maria da Vitória
Santo Antonio de Jesus
Sento Sé
Teixeira de Freitas