Ministério Público quer esclarecimentos da Embasa sobre lançamento de esgoto ao mar em Patamares
Após uma obra de manutenção na rede coletora de esgoto na bacia do Baixo Jaguaribe, em Salvador, uma macha escura se formou entre as praias de Patamares e Jaguaribe.
A suspeita é que resíduos de esgoto tenham sido desviados para o mar no início da obra, na última sexta-feira (5/01). Segundo a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), a previsão é que na quarta (10), o serviço seja concluído.
Quando o trabalho foi iniciado, na sexta, a estatal alertou aos banhistas sobre o problema e pediu que fosse evitado o banho de mar neste local. Apesar do alerta, a praia ainda foi frequentada por soteropolitanos e turistas durante o final de semana.
Ministério Público do estado da Bahia (MP-BA) cobra esclarecimentos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) por conta do lançamento de esgoto no rio Jaguaribe e consequentemente ao mar na Praia de Patamares.
De acordo com a promotora de Justiça Cristina Seixas, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente (Ceama), o MP deverá adotar providências para coletar informações sobre o que aconteceu.
Segundo a Embasa, houve um problema na rede de esgoto no bairro de Piatã, o que ocasionou o lançamento dos dejetos ao mar.
Se ficar confirmada a responsabilidade da empresa sobre o caso, ela poderá ser responsabilizada por crime ambiental. Com informações da RecordTV Itapoan.