Data de Hoje
25 November 2024

Moradores das Ilhas prometem grande manifestação caso a travessia do Ferry- boat seja interrompida

Moradores das Ilhas estão organizando uma grande manifestação, caso  atravessa do ferry-boa seja interrompida.

” Sabemos que devemos ficar em casa, mas precisamos sair, resolver assuntos pessoais em Salvador, se interromper  total seremos prejudicados não só economicamente mas também na saúde. Temos famílias em outras cidades, precisamos comrpsr, ir ao médico.  Se o novo decreto interromper a travessia iremos fazer uma grande manifestação. O governo pode criar medidas para que seja em 2 em 2 horas com um limite de pessoas, mas  a interrupção total, não” , disse seu José Carlos morador da Ilha de Itaparica.

Para dona Conceição o governador Rui Costa precisa ouvir a população e ser sensível as necessidades de cada um.  ” Nós precisamos ser ouvidos, precisa apurar as necessidades de quem mora nas Ilhas, até hoje nada da ponte, nosso único meio de travessia é o ferry, se bloquear o que será de nós?? Tenho uma mãe aqui mora em Salvador eu fico indo cuidar dela, tomado todos os cuidados uso máscara, álcool em gel, não ando aglomerado, mas preciso cuidar de minha mãe, se eu ficar presa na Ilha como ficará minha mãe?” Ressalta a moradora. Por favor Rui Costa, coloque pelo menos em 2 em 2 horas a travessia, estão dizendo por aí que as Ilhas irão ser bloqueadas” disse a moradora.

Até o momento a Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, informa que até o próximo domingo (28/02), o serviço vai operar até às 19h, nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. A mudança atende o novo decreto do Governo do Estado (n°20.240 de 21 de Fevereiro de 2021), que estabelece toque de recolher das 20h às 5h. Até sábado (27/02), o primeiro horário será às 5h30; e no domingo (28/02), às 6h.

 

 

Neste momento, estão em operação os ferries: Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Pinheiro e Anna Nery, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). O movimento é moderado para veículos e tranquilo para pedestres no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o fluxo é tranquilo para veículos e pedestres.

Seguem obrigatórios o uso de máscara pelos passageiros e a autorização para embarque equivalente a 75% da capacidade de lotação dos barcos para pedestres, conforme resolução da agência reguladora, que prevê, também, o atendimento aos veículos correspondente à capacidade total de cada embarcação. Os passageiros recebem orientações sobre os protocolos referentes a esse período de pandemia na hora da compra da passagem, através do sistema de rádio e tv dos terminais e embarcações, e por meio de cartazes expostos nesses ambientes.

Prevenção: entre as medidas adotadas pela ITS para esse momento de pandemia estão à venda de apenas uma passagem por pessoa; instalação de suportes de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais São Joaquim e Bom Despacho (reabastecidos regularmente), além da higienização e desinfecção de todos os ferries em trânsito, bem como das instalações dos dois terminais (realizadas diariamente).

Um novo decreto irá  ser anunciado ainda nesta quinta-feira (25/02) sobre novas medidas mais duras para toda a Bahia.