Moradores de Itaparica sofrem com falta de água
Moradores de Itaparica sofrem com falta de água
Moradores e turistas da Ilha de Itaparica, na Bahia, estão pelo menos há cinco dias sem contar com a água. “A gente está apelando para uns poços que temos aqui. A Embasa deixou a gente sem água há seis dias”, reclama um morador que prefere não se identificar.
Antes mesmo do início oficial do verão, próxima segunda-feira, 21, moradores e visitantes de Itaparica (Grande Salvador) já sofrem consequências da falta de chuvas e altas temperaturas.
Em dezembro desse ano, por causa da redução do nível da barragem do rio Tapera, que abastece municípios de Vera Cruz e Itaparica, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) reduziu em cerca de 10% o abastecimento. Segundo a Embasa, o racionamento começou no início de dezembro e vai durar todo verão.
Nesta época do ano, normalmente a empresa disponibilizava entre 22 mil e 24 mil metros cúbicos de água por dia. Entretanto, o abastecimento foi reduzido para 19 mil metros cúbicos/dia após ausência de chuvas desde agosto, e consequente redução do nível do reservatório.