Data de Hoje
25 September 2024

Moraes manda bloquear internacionalmente contas de bolsonaristas no Twitter

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as contas no Twitter de influenciadores, empresários e políticos apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido) sejam tiradas do ar internacionalmente, nesta quinta-feira (30/7).

Na última sexta-feira (24/7), os perfis pertencentes a alvos de investigações no inquérito das fake news haviam sido bloqueados no Brasil, também por determinação do magistrado.

Após a decisão e o bloqueio das contas, os bolsonaristas mudaram as configurações de localização para outros países e continuaram a publicar mensagens.

A suspensão inclui, entre outros, os perfis do ex-deputado Roberto Jefferson, da extremista Sara Winter, do blogueiro Allan dos Santos e dos empresários Luciano Hang e Edgard Corona.

n Scribd

“Decisão desproporcional”

Em nota, o Twitter ressalta que a decisão de Moraes é “desproporcional sob a ótica do regime de liberdade de expressão vigente no Brasil” e avisa que irá recorrer.

Veja:

“O Twitter bloqueou as contas para atender a uma ordem judicial proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora não caiba ao Twitter defender a legalidade do conteúdo postado ou a conduta das pessoas impactadas pela referida ordem, a empresa considera a determinação desproporcional sob a ótica do regime de liberdade de expressão vigente no Brasil e, por isso, irá recorrer da decisão de bloqueio”.