Moro deve encerrar Lava-Jato até dezembro, diz jornal
A Operação Lava-Jato deverá terminar até dezembro deste ano. Esta é expectativa do juiz federal Sérgio Moro, titular dos autos do caso, segundo o jornal Valor Econômico.
De acordo com a publicação, caso se confirme, o país estaria diante das últimas fases da operação sob autorização do juiz. Os autos do processo seriam remetidos às instâncias superiores e, a partir de 2017, novas fases seriam realizadas apenas com a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), onde são processadas as autoridades com foro privilegiado.
O responsável por eventuais novas etapas da operação será o ministro Teori Zavascki, titular dos autos no Supremo. Já o trabalho de Moro estaria encerrado, conforme confidenciou a interlocutores na Universidade de Chicago, onde foi convidado a palestrar à Associação de Estudantes Brasileiros no Exterior (BRASA).
A Lava-Jato teve 27 fases desde 17 de março de 2014, quando foi deflagrada a partir de investigações sobre doleiros que enviaram dinheiro para fora do país de ex-diretores da Petrobras de maneira suspeita.