Data de Hoje
16 September 2024
Foto Reprodução

MP da Bahia denuncia fraudes em licitações e esquema de desvio de dinheiro público

Mandados de prisão temporária e busca apreensão nos municípios de Santo Amaro, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador estão sendo cumpridos pelo Ministério Público da Bahia nesta quinta-feira (14). Nomeada de “Operação Adsumus”, a ação tem como objetivo combater fraudes em licitações, além de crimes de desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, os crimes foram cometidos por uma organização que envolve empresários e agentes públicos da Prefeitura de Santo Amaro, município do recôncavo da Bahia. Ainda com base na apuração da Promotoria de Justiça, a associação criminosa teve origem a partir da Secretaria de Obras da cidade.

O esquema funciona desde 2011. Nesse período, empresários e agentes públicos teriam movimentado milhões em contratos de obras públicas e na compra de materiais e locação de máquinas, a serem utilizadas na realização de obras prorrogadas indefinidamente sem justificativas plausíveis.

O nome da operação faz referência a uma expressão em latim, utilizada como lema do corpo de fuzileiros navais americanos que significa “Aqui estamos”, refletindo o permanente estado de prontificação para a missão.

Por Click Notícias