Data de Hoje
29 September 2024
Soldado Marcelo Viana dos Santos, 28, da Polícia Militar de Pernambuco é transexual (Foto Leo Caldas/UOL)

Mudança de edital passa a aceitar travestis e transexuais na corporação

A Polícia Militar do estado de Pernambuco passa a aceitar oficialmente a partir dessa segunda-feira (16), a população trans na corporação. Uma conquista para as travestis, mulheres transexuais e homens trans.

O Ministério Público de Pernambuco mudou o edital após uma audiência e disse que travestis, mulheres transexuais e homens trans deverão participar do processo seletivo.

Antes, no edital, pessoas que apresentavam as “patologias” referentes ao CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – adotado pela Organização Mundial de Saúde), que incluia a transexualidade e travestilidade, eram descartadas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que a “cláusula específica do edital já está sendo ajustada e será publicada no Diário Oficial em breve”. Só não foi divulgado se a identidaade de gênero será respeitada

As provas do concurso da PM serão aplicadas na Região Metropolitana do Recife (RMR) no dia 29 de maio.

Vale ressaltar que já há casos de policiais trans pelo Brasil, porém, grande parte passar pelo “processo transexualizador” e expuseram a sua real identidade de gênero após já estarem na corporação.

Por Click Notícias / Inf. nlucon