Mudanças climáticas ameaçam economia dos EUA e do mundo
Washington – As mudanças climáticas já afetam a economia dos Estados Unidos e do mundo, e isto piorará se não forem estabelecidas mais ações drásticas para deter as emissões de gases de efeito estufa, diz um relatório de uma agência do governo americano divulgado nesta sexta-feira.
“Até o fim deste século, as perdas anuais nos Estados Unidos devido às mudanças climáticas poderão atingir centenas de bilhões de dólares”, adverte a última edição da Avaliação Nacional do Clima. “Sem esforços sustentados e substanciais de adaptação e mitigação em nível global e regional, as mudanças climáticas causarão perdas de crescimento à infraestrutura e propriedade americanas, e impactarão sobre a taxa de crescimento econômico durante este século”, aponta o texto.
“Os impactos das mudanças climáticas, além das nossas fronteiras, afetarão de maneira crescente nosso comércio exterior e nossa economia, incluindo os preços das importações e exportações, e os negócios americanos com operações fora do país”.
Realizada por mais de 300 pesquisadores, a quarta Avaliação Nacional do Clima, Volume II, é um relatório exigido pelo Congresso. No ano passado, o presidente americano, Donald Trump, rejeitou o relatório, e esta semana parece ter confundido o tempo com o clima ao tuitar: “Brutal e ampla onda de frio poderá superar TODOS OS RECORDES – O que aconteceu com o aquecimento global?”