Data de Hoje
1 October 2024
Doença rara que dá a impressão de nascimento de terceiro seio. Foto Reprodução

Mulher desenvolve tumor parecido com um terceiro peito nas costas

Uma mulher de 46 anos de idade, em Dublin, na Irlanda, foi a uma clínica se queixando de algo que crescia em suas costas, o que ela não sabia é que havia lá algo tão impressionante que os médicos ficaram surpresos quando examinaram: um tumor benigno gigante que mais parecia um terceiro peito localizado em suas costas. A mulher (não identificada) informou que conviveu com essa protuberância crescendo durante 10 anos de sua vida, mas que nos últimos 3 anos cresceu exageradamente que resolveu ir ao médico para investigar.

Assim que os médicos a examinaram foram imediatamente realizar uma ressonância magnética e uma biópsia para verificar a procedência daquele crescimento e logo descartaram que era um câncer para a felicidade de todos. Na verdade esse tumor benigno era constituído apenas de células de gordura mais conhecido como lipoma.

Mulher com doença rara/ Foto: Reprodução

Mulher com doença rara/ Foto: Reprodução

Os lipomas são tumores benignos formados por células de gordura que se agrupam e formam uma protuberância arredondada no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele, ou seja, não é um câncer e nem pode virar um câncer, na verdade é apenas um tecido gorduroso revestido por uma cápsula fibrosa. Cerca de 1 a 2% da população tem um ou mais lipomas pelo corpo, onde é muito comum nos adultos e nas mulheres. No caso descrito pelos médicos em Dublin, a mulher conviveu com o lipoma durante 10 anos e só agora resolver ir ao médico devido à proporção de crescimento que ele se encontrava, uma vez que os médicos nunca tinham visto um lipoma tão grande a chegar neste tamanho, ele tinha 19 centímetros de comprimento e 6,7 cm de largura.

2C1E55E400000578-3228099-The_tumour_was_found_to_be_a_lipoma_a_non_cancerous_growth_made_-a-40_1441889499609

A maioria dos lipomas é pequena e as pessoas procuram os médicos logo em seguida para realizar sua retirada. Quando há um crescimento exagerado como neste caso, os médicos realizam ressonâncias magnéticas para descartar o câncer. O tratamento principal e usual é a cirurgia ou lipoaspiração, onde é realizado de forma simples e rápida, muitas vezes com anestesia local e quando o lipoma é retirado ele não costuma crescer novamente! A mulher em Dublin agora está numa fila de espera para realizar a cirurgia e retirar o lipoma de suas costas que começou a incomodá-la muito nos últimos anos e que para sua felicidade não se trata de algo grave!

Fonte: Diário de Biologia