Data de Hoje
1 October 2024

Não é só lactose e glúten: conheça outros alimentos que causam intolerância alimentar

Dor de cabeça, intestino irritável, ganho de peso, fadiga, artrite e depressão. Se em uma conversa, alguém lhe contasse que está com esses sintomas, você arriscaria um palpite de qual problema de saúde poderia estar causando tudo isso? A resposta pode ser intolerância alimentar. “A intolerância acontece quando o organismo da pessoa não possui as enzimas necessárias para digerir determinado alimento”, explica a nutricionista Carina Brunale, da Vivenda Quinta das Flores.

“O paciente pode nascer com intolerância ou desenvolver ao longo da vida. O que os estudos têm evidenciado é que pessoas que restringem a ingestão de certos alimentos por não gostar ou por fazerem dietas da moda podem ir criando essa sensibilidade e acabar desenvolvendo a intolerância”, complementa a nutricionista Maria Angélica Monteiro Grecco.

Como você deve ter percebido, os sintomas são muito amplos e nem sempre são contínuos, e seus hábitos alimentares podem influenciar, e muito, em como seu corpo vem se comportando. Por isso, é possível que a pessoa passe muito tempo sem descobrir a causa real dos desconfortos físicos que sente.

Descobrir e cortar alimentos

A intolerância alimentar pode ocorrer em qualquer fase da vida e não há cura, já que o problema está relacionado a determinadas enzimas que o corpo não produz. A nutricionista explica que as mais comuns são: intolerância a lactose e derivados, ovo, grãos (cevada, trigo, aveia, entre outros), peixes, crustáceos e frutos do mar e frutas.

“Os exames básicos para detectar a intolerância alimentar são o exame de sangue e de fezes”, explica. Embora hoje algumas clínicas ofereçam testes de intolerância alimentar para mais de 200 alimentos, os médicos não costumam indicar, pois a precisão deles pode não ser confiável, e os resultados, pouco úteis. Então, o ideal é ficar atento aos sintomas, evitar alimentos que causem desconforto e procurar um médico caso eles persistam. “O tratamento para intolerância alimentar, quando diagnosticada corretamente, consiste em retirar da alimentação todos os alimentos que não sejam corretamente digeridas pelo indivíduo”.

Woman suffering lactose intolerance sitting on a couch in the living room at home

Os alimentos mais famosos que causam intolerância:

Lactose

A intolerância a lactose é a incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. “Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz uma quantidade insuficiente de enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite. Essa substância chega ao intestino grosso inalterada, e ali ela se acumula é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovendo maior retenção de água e o aparecimento de diarreia e gases em excesso”, explica Carina.

É importante saber que a intolerância a lactose possui níveis, leve, moderada ou grave e são eles que vão determinar a tolerabilidade da pessoa àquele alimento. “As pessoas que têm uma intolerância leve conseguem tomar um copo de leite por dia ou às vezes comer um queijo ou comer um bolo, sempre em pequenas quantidades. Se pegarmos um intolerante grave ele já não vai tolerar praticamente nada e o tratamento mais efetivo é o ajuste da alimentação, como por exemplo, trocar por alimentos sem lactose ou fazer uso da enzima artificial. Nesse caso, antes de consumir um bolo, um copo de leite ou um iogurte, por exemplo, a pessoa toma essa enzima recomendada pelo médico ou pela nutricionista e faz o consumo sem ter todos os sintomas”, explica Maria Angélica.

Glúten

O glúten é um conjunto de proteínas que fazem parte da zona interior do grão de alguns cereais: o trigo, o centeio, cevada, entre outros. Nesse caso, o corpo não consegue digerir o glúten, provocando diversos problemas no sistema digestivo, caracterizados por dor e inchaço abdominal. É a chamada doença celíaca.

“Praticamente 90% dos diagnósticos de doença celíaca são de nascença, mas alguns pacientes podem ir desenvolvendo ao longo da vida”, explica Maria Angélica. Quem convive com essa doença não pode contar com tratamentos ou produtos que ajuda na digestão, então, o ideal é substituir os alimentos com glúten por outros itens.

Female is overeating and she sitting unhappy at home.
(Foto: Getty Images)

Os alimentos mais desconhecidos que causam intolerância:

Levedura

Ela é bem menos conhecida que as anteriores e mais difícil de diagnosticar, por um motivo simples: a levedura está presente na maioria dos fermentos, e eles são utilizados na produção de uma infinidade de alimentos como pães, bolos, sobremesas, biscoitos, molhos e até nas bebidas alcóolicas.

Frutose

Sim, é possível ter intolerância a frutas, mais especificamente a frutose, o açúcar que se encontra nelas, além de estar em açúcares e adoçantes. No entanto, ela é mais comum quando já existem outros casos na família, pois se trata de um erro genético.

Vale lembrar que intolerância não é alergia

“Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico do organismo a ingestão de algum alimento. As manifestações clínicas são imediatas!”, ressalta Carina. É como se o organismo visse um alimento como inimigo e enviasse células de defesa para barrá-los. Nesses casos podem ocorrer Inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e diarreia