Nem todos os pacientes com doença desconhecida relataram consumo de peixe, esclarece Sesab
Nem todos os pacientes com notificação da doença desconhecida que assola em Salvador relataram o consumo de peixe. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (20).
Até a manhã de terça, 22 pessoas apresentaram sintomas repentinos como dor muscular intensa, principalmente em regiões como a cervical (pescoço), ombros, costas, coxas e/ou panturrilhas. Deste total, 14 relataram o consumo de peixe, enquanto oito não se recordam ou não consumiram peixe.
Devido aos casos terem sido notificados tardiamente, nenhuma amostra de alimento pôde ser coletada. Caso alguma pessoa apresente os sintomas citados, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, alerta a secretaria.
Ainda segundo a Sesab, um processo de investigação está em curso onde reúne profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental, e técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Todas as unidades de urgência e emergência receberam a orientação de notificar imediatamente os casos suspeitos de mialgia aguda, o que possibilita acelerar o processo de investigação.