Data de Hoje
24 September 2024

Neto adia início da terceira fase de retomada das atividades em Salvador

Expectativa era grande com a ocupação de leitos de UTI que permaneceu abaixo dos 60% por mais de cinco dias

O prefeito ACM Neto decidiu adiar a fase 3 de retomada das atividades econômicas em Salvador, que teria reabertura de parques, cinemas, teatros e clubes. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20). A expectativa para o retorno destas atividades era grande, já que a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 permaneceu por mais de cinco dias abaixo dos 60%.

“Ontem, fechamos com taxa de ocupação de 54% já pelo segundo ou terceiro dia consecutivo”, afirmou Neto, dizendo que os critérios já tinham sido alcançados, mas eram “parâmetros mínimos” para a liberação da terceira fase. “No dia em que apresentamos o plano, deixamos claro que o poder público poderia decidir alterar o início dessas fases de acordo com análise do cenário”, declarou o prefeito.

Ele afirmou ainda que o volume de atividades que retomou com a segunda fase foi muito grande. “Tivemos nesse último final de semana o primeiro teste com tantas atividades funcionando ao mesmo tempo na capital. E estamos acompanhando os números. Houve, na média móvel da última semana, a dessa ainda não fechamos, um dia específico com pico do número de casos, impactanto em toda média móvel. Estamos examinando a razão disso. Se são casos antigos que estavamo acumulados e entraram”, disse Neto.

“Houve consenso das autoridades de saúde do município e do Estado, que estão trabalhando conjuntamente, de não darmos início à tarceira fase do plano de retomada das atividades de Salvador”, reiterou.

Ainda não há nova previsão de data ou critério para o início dessa etapa e o gestor municipal destaca que a gestão tem agido com prudência diante da pandemia do vírus que já matou mais de 100 mil pessoas em todo país.

“Entendemos que é preciso ter mais tempo da fase 2 pra gente ter mais segurança do impacto dessa fase e portanto ter mais confiança para poder ativar a fase 3″, explicou. “Esse adiamento se dá por medida de prudência, cautela e cuidado com a vida”, afirmou.

 

P noticias