Data de Hoje
24 November 2024

Nova Zelândia visa tornar compra de cigarro ato ilegal para as próximas gerações

Foto: USP Imagens/Fotos Públicas

 

Nesta quinta-feira (9), o governo da Nova Zelândia apresentou uma proposta de lei, que deve entrar em vigor a partir de 2027, para proibir a venda cigarros para pessoas de 14 anos ou menos para o resto das vidas delas. A ideia é que uma pessoa de 14 anos em 2027 não poderá comprar cigarros aos 60 anos, em 2073.

Atualmente, Nova Zelândia proíbe a venda de cigarro a menores de 18 anos. Com a nova lei, a partir de 2027 a medida será aumentada em um ano a cada ano, o que impedirá que a geração que neste momento chega aos 18 anos nunca poderá comprar cigarro de maneira legal, disse a ministra adjunta da Saúde, Ayesha Verrall.

O número de empresas autorizadas a vender cigarros também vai diminuir, e os produtos com nicotina precisarão diminuir a quantidade da substância.

“Queremos garantir que as pessoas jovens nunca comecem a fumar, e vamos tornar a venda ou fornecimento de produtos de tabaco às novas gerações um ato ilegal”, disse Verrall.

A Nova Zelândia diz que os fumantes geralmente ficam viciados já durante a juventude. De acordo com o governo, 4 em 5 neo-zelandeses que fumam começaram até os 18 anos. Quase todos (96%) começaram até os 25 anos.

O país quer reduzir sua taxa nacional de fumantes para 5% até 2025, com o objetivo de eventualmente eliminá-la por completo.

No momento, 13% dos adultos da Nova Zelândia fumam, com uma taxa muito mais alta entre a população indígena Maori, onde chega a quase um terço.

BAHIA BA