Novas linhas de ônibus podem ser criadas em Salvador após inauguração do Terminal de Campinas de Pirajá
Com a iminente inauguração do Terminal de Integração de Campinas de Pirajá, em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) deve iniciar estudos para viabilizar, se necessário, a criação de novas linhas de ônibus e o remanejamento de outras já existentes com o objetivo de alimentar o novo terminal.
O BNews já havia antecipado, com exclusividade, que o equipamento seria inaugurado neste mês de julho. No momento, de acordo com a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), — órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) — responsável pelo empreendimento, “as obras estão em reta final”, faltando apenas serem realizados “últimos ajustes” para que o Terminal de Campinas seja entregue à população.
Fontes ligadas à Prefeitura de Salvador informaram ao BNews que algumas reuniões estão sendo marcadas para definir como deve ocorrer o funcionamento do terminal. Serão debatidos, por exemplo, a quantidade de linhas que serão distribuídas, a operação do esquema de transporte, bairros atendidos, além de outras questões.
Nesse cenário, a possibilidade de remanejamento de outras linhas não está descartada. Como o objetivo principal da criação do Terminal de Campinas é “desafogar” a região de Pirajá, de acordo com o que a própria CTB já havia antecipado, é possível que alguns ônibus sejam retirados da Estação Pirajá e realocados para o novo Terminal de Integração — no entanto, nada foi confirmado oficialmente ainda.
Em junho, a Companhia havia informado ao BNews que as obras no terminal já estão 93% concluídas com previsão de serem finalizadas em julho. Além disso, o investimento foi de aproximadamente R$ 45 milhões por parte do Governo da Bahia.
A estrutura, que possui uma conexão com a Estação de Metrô de Campinas, além de desafogar a região, de acordo com a CTB, deve proporcionar a integração dos passageiros com a estação de Metrô e, consequentemente, mais agilidade.
Assim como ocorre com diversos outros terminais conectados a estações de Metrô, a exemplo do Terminal Acesso Norte, Pirajá e Águas Claras, o Terminal de Integração de Campinas vai ficar sob a responsabilidade da CCR, que vai administrar o equipamento de acordo com a CTB.
Confira imagens do local: