Olimpíadas: Mayra Aguiar vence cubana e conquista segunda medalha de bronze
A judoca brasileira Mayra Aguiar garantiu a medalha de bronze nos Jogos do Rio na categoria 78 quilos na tarde desta quinta-feira ao superar a cubana Yalennis Castillo. Repetindo o resultado de Londres-2012, a atleta gaúcha é a primeira brasileira a conquistar duas medalhas olímpicas no judô.
Mayra era uma das favorita ao ouro, mas foi derrotada na semifinal pela francesa Audrey Tcheumeo, número 2 do mundo. A brasileira não conseguiu encaixar nenhum golpe e acabou sendo derrotada ao receber dois shidos.
Contra a cubana, Mayra entrou no tatame determinada para não ficar fora do pódio. Bastaram apenas dez segundos para derrubar a cubana, antes de emendar com a imobilização. A luta já parecia ganha, mas Castillo conseguiu se desvencilhar e o juiz marcou apenas yuko pela queda.
A cubana precisava atacar para tentar a virada, mas foi o contrário que aconteceu. Mayra fez de tudo para acabar a luta mais cedo. Na defensiva, a cubana levou dois shidos por falta de combatividade.
Bronze nos Jogos de Londres, em 2012, e campeã mundial em 2014, Mayra se classificou à semifinal ao vencer a alemã Luise Malzahn nas quartas de final. No primeiro combate na Olimpíada, na manhã desta quinta-feira, a brasileira passou pela australiana Miranda Giambelli com uma imobilização.
Esta foi a terceira medalha do Brasil na Rio-2016, depois do ouro de Rafaela Silva, também no judô, e da prata de Felipe Wu, no tiro esportivo.
Com informações da Veja